Internacional

Canadá e EUA encaram perdas em safras por falta de mão de obra estrangeira

06 abr 2020, 15:51 - atualizado em 06 abr 2020, 15:51
Agronegócio
Já nos EUA, quase 250 mil trabalhadores estrangeiros, a maior parte proveniente do México, ajudam a colher frutas e vegetais a cada ano (Imagem: REUTERS/Shannon Stapleton)

As quarentenas obrigatórias devido ao coronavírus podem afetar a produção de frutas e vegetais no Canadá neste ano, por falta de trabalhadores sazonais estrangeiros, enquanto questões de circulação relacionadas à pandemia também podem deixar os produtores dos Estados Unidos com menos funcionários que o normal.

A mão de obra estrangeira é fundamental para a produção agrícola de ambos os países, onde os trabalhadores domésticos evitam o duro esforço físico ligado à atividade e os baixos salários.

No Canadá, onde as fazendas dependem de 60 mil trabalhadores temporários estrangeiros, a chegada desses funcionários foi adiada por restrições fronteiriças e reduções no número de voos. Uma vez que eles chegam ao país, o governo ainda os obriga a ficar em isolamento remunerado por 14 dias.

Já nos EUA, quase 250 mil trabalhadores estrangeiros, a maior parte proveniente do México, ajudam a colher frutas e vegetais a cada ano.

O Departamento de Estado norte-americano está processando vistos H-2A para fazendas com mão de obra reduzida, mas mesmo assim algumas empresas continuam com dificuldades para conseguir funcionários a tempo.

O agricultor Mike Chromczak, de Ontário, afirmou que teme não conseguir colher sua safra de aspargos no mês que vem, a não ser que seus 28 funcionários jamaicanos comecem a chegar em meados de abril. Ele estima que as perdas possam superar 50% da receita de sua fazenda.

Nos EUA, “os atrasos são potencialmente muito perigosos para os agricultores, que contavam que essa mão de obra apareceria no momento exato para a colheita”, disse Dave Puglia, presidente-executivo da Western Growers Association, embora tenha acrescentado que no país os funcionários não precisam aguardar 14 dias para iniciar os trabalhos.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar