Economia

Campos Neto volta a puxar orelha de Lula sobre fiscal; confira

20 dez 2023, 10:33 - atualizado em 20 dez 2023, 10:33
campos neto fiscal
Campos Neto afirma que é importante buscar a meta de zerar o déficit e que país tem pouco espaço de arrecadação adicional.(REUTERS/Adriano Machado)

Nas últimas semanas, desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não cumpriria a meta de déficit zero, o risco fiscal voltou a preocupar o Banco Central. A autoridade monetária até voltou a sinalizar a questão fiscal em seus comunicados e Roberto Campos Neto não deixaria isso passar em branco.

Em debate promovido pelo jornal Correio Braziliense, o presidente do BC destacou que a questão fiscal é uma das principais preocupações no mercado.

“Importante é perseverar [a meta fiscal]. É uma luta permanente”, afirmou. No entanto, Campos Neto lembrou que não há uma relação mecânica entre a área fiscal e os movimentos da taxa Selic.

Ele também aponta que, apesar do trabalho do Ministério da Fazenda, o Brasil tem pouco espaço em termos de arrecadação adicional.

“Quando a gente olha o espaço nessa relação de troca entre crescimento e arrecadação, entre a possibilidade de corrigir o fiscal através da arrecadação, a gente vê que o Brasil tem menos espaço”, disse.

Vale lembrar que a equipe econômica vem correndo contra o tempo para aprovar no Congresso projetos e medidas que visam ampliar a arrecadação em 2024 e chegar mais perto da meta do arcabouço fiscal. Hoje, o Senado vota a Medida Provisória da subvenção do ICMS, que pode garantir R$ 35 bilhões extras para os cofres públicos.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar