Agenda do Dia

Campos Neto vai precisar prestar contas ao Senado; veja o que movimenta a quarta (28)

28 jun 2023, 7:54 - atualizado em 28 jun 2023, 7:54
PT, Roberto Campos Neto
Campos Neto será convidado para prestar esclarecimentos ao Senado; líder do governo queria uma convocação. (Imagem: Bloomberg)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, poderá voltar ao Senado para prestar contas sobre a política monetária. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou o convite e ainda irá marcar uma data para a audiência.

A proposta partir de Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso. No entanto, o senador queria que Campos Neto fosse convocado, mas o CAE negociou para que a convocação fosse um convite. Com isso, o presidente do Banco Central não é obrigado a comparecer.

A autoridade monetária vem sofrendo pressão do governo para reduzir a Selic, que se encontra no patamar de 13,75%. Ontem, o BC divulgou a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), sinalizando que um corte na taxa básica de juros está no radar da próxima reunião, caso a inflação siga em movimento de queda.

Desde que assumiu, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem criticando a autonomia do BC e questionando a lealdade de Campos Neto. Recentemente, Lula disse que o presidente do Banco Central “joga contra” o país e passou a responsabilidade para o Senado, que é a Casa responsável por definir os diretores da autarquia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda de Lula desta quarta-feira (28)

Horário Programação Local
10h Cerimônia de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024 Palácio do Planalto
15h Reunião com o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias Palácio do Planalto
16h30 Reunião com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, General Marcos Amaro Palácio do Planalto
17h30 Audiência com a Vice-Presidente Executiva da BYD e Presidente da BYD para as Américas, Stella Li, acompanhado do Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues Palácio do Planalto

Economia

Com a agente de indicadores esvaziada de dados significativos, o mercado se volta para o Fórum do Banco Central Europeu (BCE) em Sintra.

Nesta quarta-feira, será realizada uma mesa redonda com os presidentes dos principais bancos centrais. Estarão Christine Lagarde (BCE), Jerome Powell (Federal Reserve), Andre Bailey (Banco da Inglaterra) e Kazuo Ueda (Banco do Japão).

Durante o evento, eles devem dar pistas sobre o futuro das suas respectivas políticas monetárias.

Enquanto isso, os investidores brasileiros aguardam a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), que acontece amanhã e deve definir a meta de inflação de 2026, além de debater mudanças nas metas atuais.

Confira a agenda econômica desta quarta-feira (28)

Horário País Indicador
07h30 Reino Unido Boletim Trimestral do BoE
08h00 EUA Índice do Mercado Hipotecário
08h30 Brasil Empréstimos Bancários (Maio)
09h30 EUA Balança Comercial de Bens (Maio)
09h30 Brasil CAGED
10h30 EUA Discurso do Jerome Powell
11h30 EUA Estoques de Petróleo Bruto
12h00 Brasil Fluxo Cambial Estrangeiro
20h50 Japão Vendas no Varejo Anual (Maio)