Giro do Mercado

Campos Neto vai comprar briga com o Lula e aumentar os juros? Analista responde se existe alguma chance

08 ago 2024, 17:00 - atualizado em 08 ago 2024, 17:06

Não é de hoje que a situação entre o presidente Lula e o Roberto Campos Neto não é das melhores. O presidente nunca poupou muito as palavras para se referir à condução da política monetária, com críticas severas ao patamar de juros no Brasil, que se manteve nos 10,5% ao ano na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Acontece que, desde a última decisão de juros no Brasil, o cenário econômico vem se deteriorando, com preocupações com os gastos do governo e a depreciação do câmbio. Lá fora, o cenário também não é dos melhores e tem quem diga, inclusive, que os EUA podem estar beirando uma recessão.

Diante disso, algumas alas do mercado chegaram a pedir um aumento na taxa básica de juros ainda este ano. O UBS BB, por exemplo, já enxerga chances significativas de que a Selic volte aos 12% ainda em 2024.

Assim, a pergunta é: Campos Neto compraria essa briga com o governo Lula? Essa foi a pergunta que a jornalista Paula Comassetto fez ao analista da Empiricus Research, Matheus Spiess, no Giro do Mercado de hoje.

No programa que vai ao ar todos os dias às 12h, eles avaliam quais devem ser os próximos passos do presidente do BC e também falam sobre o cenário externo, que levanta preocupações. Você pode conferir logo abaixo:

Aproveite para se inscrever no canal do Money Times, basta clicar aqui. Assim, você recebe alertas sempre que entrarmos ao vivo para falar sobre os assuntos que mexem com o seu bolso e dar recomendações de onde investir atualizadas diariamente, de acordo com o cenário dos mercados.

VEJA TAMBÉM — Com sucessão de Campos Neto no radar, temor de recessão nos EUA: onde investir em agosto?

A jornalista Paula Comassetto também apresentou o especial Onde Investir em agosto, com analistas da Empiricus Research revelando as principais recomendações para este mês.

Lá, você pode conferir recomendações em: ações, pagadoras de dividendos, fundos imobiliários, BDRs e alocação, Tudo de graça, confira logo abaixo: