Campos Neto indica que ‘maior preocupação no Brasil é com o fiscal’; entenda
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o cenário fiscal é a maior preocupação do Brasil atualmente.
Além disso, Campos Neto indica que há distinção entre percepções do mercado e metas do governo. “Existe uma diferença entre o que o mercado acredita que vai ser o número fiscal e o que o governo persegue”, indica o presidente do BC.
Campos Neto ressaltou que, ainda que não espere que o resultado fiscal de 2024 seja alcançado, espera esforço.
“Uma das dificuldades é a necessidade de arrecadação bastante grande. Se conseguir cortar gastos melhora, mas o Brasil tem uma situação de gastos muito engessada”, pontuou.
- Petrobras (PETR4) vai ‘fechar a torneira’ dos dividendos? Confira todos os detalhes do novo plano estratégico da petroleira e como a distribuição de proventos pode ser impactada, é só clicar aqui:
Rafael Passos, analista da Ajax Asset, indica que o presidente acredita que as condições financeiras apertadas, inclusive para as economias emergentes, continuarão nos próximos meses.
“Sobre a atividade econômica, [ele] reafirmou que o crescimento econômico foi revisado algumas vezes para cima e que é possível que o crescimento estrutural tenha aumentado, reflexo das reformas feitas nos últimos anos”, indica o analista.
“Nesse sentido, ele destacou que o Brasil é um dos poucos países com uma agenda de reformas em andamento e que em conjunto com outros fatores, poderá atrair investimentos. Em suma, está preocupado com as condições financeiras externas e otimista com o Brasil”, completa Passos.