Campos Neto de orelha quente por mais 45 dias? Juros no Brasil e nos EUA, PF na casa de Bolsonaro, melhores ações para maio e outros destaques do dia
Diz a tradição popular que a orelha fica quente quando alguém fala mal de você. Pois o Ricardo Gozzi, que costuma assinar esta newsletter, provavelmente vai sentir a dele esquentar enquanto goza (sem trocadilho) de férias nas próximas semanas.
Mas a praga da redação do Seu Dinheiro não é nada perto do que vem sofrendo a orelha de Roberto Campos Neto. Afinal, o presidente do Banco Central vem levando a culpa por esfriar a economia com a política de juros altos para conter a inflação.
E se no começo as críticas partiam “apenas” do presidente Lula, agora o coro pela queda da taxa básica de juros (Selic) ganhou a adesão de políticos, empresários e até mesmo de parte do mercado financeiro.
Mas se depender apenas da convicção do Comitê de Política Monetária, a orelha de Campos Neto deve permanecer quente pelo menos nos próximos 45 dias.
Isso porque a ampla expectativa é que o Copom mantenha os juros nos atuais 13,75% ao ano na reunião desta quarta-feira, diante das expectativas de inflação ainda acima da meta.
Mas as críticas ao presidente do BC podem moderar dependendo do tom do comunicado que acompanha a decisão. Entre os mais otimistas, a expectativa é que o Copom sinalize algum horizonte para o tão aguardado corte da Selic.
Por falar em orelha quente, a temperatura deve aumentar ainda mais com a informação de que a Polícia Federal prendeu na manhã de hoje Mauro Cid, ex-auxiliar de Jair Bolsonaro. O ex-presidente ainda é alvo de buscas em sua residência.
A prisão faz parte da Operação Venire, que investiga associação criminosa acusada de inserção de dados falsos de vacinação contra a covid-19.
Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
AS MELHORES DE MAIO
Um ‘bancão’ , uma petroleira e uma administradora de shoppings são as ações mais recomendadas para maio. Os analistas escolheram papéis de setores defensivos para ocupar o posto de favoritas do mês, mas não deixaram de adicionar um ‘pimentinha’ entre as indicações.
IR 2023
Entregou a declaração com erro ou ficou faltando alguma informação? Veja como retificar. Aprenda a preencher a declaração retificadora e corrigir erros e omissões em documentos que já foram entregues, em um prazo de até cinco anos após o envio da declaração original.
CADÊ MEU DINHEIRO
Falta de dólar na Argentina faz mais de 200 empresas entrarem na fila de espera de pagamentos — e Haddad quer cuidar disso. Segundo o ministro, o governo apresentou uma proposta para esse impasse na reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o chefe da Argentina, Alberto Fernández.
MILIONÁRIOS
Confira quem são os 10 atletas mais bem pagos do mundo que, juntos, foram capazes de faturar US$ 1,11 bilhão em apenas um ano. A lista elaborada pela Forbes reúne os esportistas mais bem pagos do mundo e considera todos os prêmios em dinheiro, salários e bônus.
NÓS VS ELES?
Tensão em Hollywood: Roteiristas entram em greve por melhores salários das plataformas de streaming. Na última vez em que o sindicato entrou em greve, há 15 anos, a paralisação durou 100 dias e custou à economia da Califórnia US$ 2,1 bilhões.
VOCÊ POR DENTRO DA MENTE DOS ‘TUBARÕES’ DO MERCADO
Agora você pode participar do grupo mais seleto do Seu Dinheiro no Telegram. Nossa equipe de repórteres especiais está lá e circula entre os figurões do mercado financeiro para te entregar informações decisivas para o seu bolso. Clique aqui para aceitar essa oportunidade e participar do grupo.
Uma ótima quarta-feira pra você!