Agenda do Dia

Campos Neto confirma novos cortes na Selic; confira a agenda desta quarta (22)

22 nov 2023, 8:04 - atualizado em 22 nov 2023, 8:04
Campos Neto agenda
Agenda: Roberto Campos Neto elogiou o esforço fiscal do governo e apontou para melhora na inflação. Fatores podem ajudam a manter cortes na Selic. (Imagem: Rafael Ribeiro/BCB)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, está otimista com a economia brasileira. Ontem, durante uma entrevista à TV Bloomberg, ele sinalizou que a autoridade monetária deve continuar com seu processo de corte na Selic.

“As taxas são tão restritivas no Brasil que podemos continuar o processo de redução dos juros, porque à medida que a inflação diminui, as taxas reais aumentam. Então temos espaço para baixar juros e ainda ficar em campo restritivo”, afirmou.

O dirigente do Banco Central também aproveitou para apontar uma melhora no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e elogiar o esforço fiscal que o governo está fazendo.

“A gente vê uma convergência da inflação com possibilidade grande de entrar na meta em 2023″, disse. No entanto, ele também destacou que o aumento de ICMS proposto por governadores dos Estados do Sul e do Sudeste terá um impacto inflacionário.

Ainda na agenda política, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem mais uma reunião com Jean Paul Prates, presidente da Petrobras (PETR3PETR4). O encontro dos dois acontece em meio a uma pressão de parte do governo para tirar Prates da liderança da estatal.

Ele e Lula também fizeram uma reunião ontem, com a presença dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). Na saída, Prates disse que o encontro foi positivo, que não existe pedido para redução do preço dos combustíveis e que eles estão na reta final para fechar plano estratégico da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda do presidente Lula desta quarta-feira (22)

Horário Programação Local
09h Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida Palácio do Planalto
10h Cúpula Virtual do G20 Palácio do Planalto
11h30 Reunião sobre os Biomas do Brasil Palácio do Planalto
15h Primeira Seleção de Propostas do Novo Minha Casa, Minha Vida Palácio do Planalto
17h Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates Palácio do Planalto

Economia

A agenda de indicadores brasileira está esvaziada nesta quarta-feira, apenas com PNAD Contínua do terceiro trimestre.

Do lado internacional, os destaques ficam com o relatório de estabilidade financeira do Banco Central Europeu (BCE) e os pedidos semanais de seguro desemprego nos Estados Unidos, que teve a sua divulgação adiantada por conta do feriado de Ação de Graças que acontece amanhã.

Confira a agenda econômica desta quarta-feira (22)

Horário País Indicador
06h00 Reino Unido Relatório de Estabilidade Financeira do BoE
06h00 Zona do Euro Análise de Estabilidade Financeira do BCE
09h00 EUA Índice do Mercado Hipotecário (Semanal)
09h00 Brasil PNAD Contínua 
09h30 Alemanha Preços de Bens Importados (Mensal)
10h30 EUA Pedidos por Seguro-Desemprego (Semanal)
12h00 EUA Índice Michigan de Percepção do Consumidor (Novembro)
12h00 Zona do Euro Confiança do Consumidor (Novembro)
12h30 EUA Relatório de Estoques de Petróleo da EIA (Semanal)