Campanha dos EUA para vacinar crianças começa devagar apesar de doses abundantes
Os Estados Unidos distribuíram milhões de doses de vacinas contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos por todo o país, mas a procura pela vacinação para esta faixa etária está lenta, disseram mais de uma dúzia de autoridades de saúde pública estaduais e médicos.
Das 28 milhões de crianças que se encaixam neste perfil, cerca de 5 milhões já receberam ao menos uma dose, de acordo com dados federais, o que provavelmente atende a procura reprimida inicial de pais que estavam esperando para vacinar os filhos.
No ritmo atual, menos da metade das crianças norte-americanas de 5 a 11 anos devem estar totalmente vacinadas nos próximos meses, disseram autoridades estaduais à Reuters. Alguns Estados, como o Mississippi, disseram que milhares de doses de vacina estão armazenadas.
“Estamos receosos de que a procura não será tão rápida e tão grande quanto foi para a população adulta”, disse Karyl Rattay, diretora da divisão de saúde pública do Delaware.
Uma dose menor da vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech para crianças de 5 a 11 anos recebeu autorização dos EUA no mês passado, e as primeiras doses foram administradas em 3 de novembro.
A desconfiança com as vacinas afeta o índice de vacinação para as crianças mais do que para outros grupos, disseram médicos à Reuters.
“Acho que os pais estão nervosos. Provavelmente há uma horda de pais que se sentiram seguros para se vacinarem… mas estão hesitando em vacinar os filhos”, opinou o doutor Matthew Harris, pediatra que comanda as vacinações contra Covid-19 do sistema hospitalar Northwell Health de Nova York.