Brasil

Caminhoneiros, PIB e tweet de Bolsonaro: 5 notícias de destaque no Brasil nesta semana

04 jun 2022, 10:30 - atualizado em 03 jun 2022, 17:13
Petrobras, Greve dos caminhoneiros
Caminhoneiros preocupados com a possibilidade de uma crise de desabastecimento de diesel (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

Durante a semana, alguns dos acontecimentos na política e na economia do país ganharam maior destaque entre os leitores do Money Times.

Confira abaixo as cinco notícias mais lidas da editoria Brasil:

5 – ICMS: “Batata quente” de impostos sobre combustíveis pode queimar na saúde e educação; entenda

Fontes anônimas do Ministério da Economia divulgaram na quinta-feira (26) números de um gordo caixa na conta dos Estados e municípios no Brasil. As informações foram conseguidas pela agência de notícias Reuters.

A divulgação se dá em meio a uma verdadeira batalha que tem sido travada entre Uniãoestados municípios sobre quem deve pagar a conta do aumento no preço dos combustíveis no Brasil.

Na quarta-feira (25), foi aprovada na Câmara proposta que limita a alíquota do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), tributo estadual que incide sobre combustíveis, energia elétrica, gás natural, comunicações e transporte coletivo.

Os números divulgados, em tese, indicam que os estados teriam capacidade de abdicar do recolhimento do imposto e, assim, aliviar o preço dos combustíveis nas bombas.

Clique aqui para ler a matéria completa.

4 – TCU reconhece que estado de São Paulo paga aposentados ilegalmente com dinheiro da educação

Tribunal de Contas da União (TCU) reconheceu que o governo paulista vem utilizando de maneira ilegal recursos destinados à educação para o pagamento de aposentadoria e pensões de servidores, divulgou o Ministério Público Federal (MPF) na segunda-feira (30).

Uma representação do MPF e do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo (MPC-SP) informou ao TCU, em dezembro de 2021, que cerca de R$ 2,1 bilhões Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) foram utilizados para despesas previdenciárias somente no ano passado.

O desvio corresponde a cerca de 11,5% das receitas do Fundo e a prática é inconstitucional, contrariando artigo da Constituição que proíbe o uso de recursos da educação para o pagamento de aposentadorias e pensões.

Clique aqui para ler a matéria completa.

? 3 – Johnny Depp X Amber Heard: Jair Bolsonaro posta tweet em inglês após vitória de Depp

O presidente Jair Bolsonaro postou, em suas redes sociais, uma mensagem em inglês após o ator Johnny Depp vencer um processo de difamação contra a atriz e sua ex-companheira Amber Heard nesta quarta-feira (1).

Após seis semanas de julgamento, o júri decidiu a favor de Depp, na ação de difamação que ele movia contra Heard, que o acusava de violência doméstica. A leitura do veredito aconteceu nesta tarde, terceiro dia de deliberação.

Em seu perfil, Bolsonaro tuitou, em inglês, versículo da Bíblia.

Clique aqui para ler a matéria completa.

? 2 – PIB do Brasil: Entenda o que esperar da Selic e da renda fixa em 2022, segundo especialistas

A economia do Brasil não cresceu no primeiro trimestre (1T22) tanto quanto os especialistas esperavam. O PIB (Produto Interno Bruto) avançou 1%, mas ficou abaixo do consenso de 1,2% no período. E tudo isso já pode estar embutido na taxa Selic e na atratividade da renda fixa em 2022.

A divulgação do PIB do Brasil nesta quinta-feira (02) fez com que muitas corretoras e casas de análises revisassem suas projeções para o ano, desde crescimento da economia, passando por inflação e também patamar de juros.

Ainda que opinião dos economistas não seja tão unânime sobre o resultado do PIB no período, a maioria dos especialistas consultados pelo Money Times considera que o espaço para novas altas da Selic está mais limitado.

Clique aqui para ler a matéria completa.

? 1 – Caminhoneiros compram possível crise de desabastecimento de diesel pela Petrobras (PETR4)

As lideranças de movimentos de caminhoneiros estão comprando a notícia de que o Brasil pode enfrentar mais uma crise de desabastecimento de diesel. A própria Petrobras (PETR4) já teria reconhecido a sua situação.

“Estou muito preocupado que realmente vai faltar diesel e que vão subir os preços dos combustíveis novamente”, afirma Wallace Landim, o Chorão, presidente da Abrava (Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores) ao Money Times.

A estatal teria reconhecido a possibilidade de faltar diesel nos postos de combustíveis chegando a enviar ofício ao presidente Jair Bolsonaro alertando sobre a situação, conforme coluna da jornalista Mônica Bergamo na Folha de São Paulo.

Clique aqui para ler a matéria completa.

Imposto de renda: como declarar ações em renda variável?

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Graduanda em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, com enfoque acadêmico em Finanças Públicas. Tem experiência em empreendedorismo e novos negócios, tendo atuado na aceleradora de startups FGV Ventures. Participou da produção de podcasts sobre políticas públicas e atualidades, como "Dos dois lados da rua", "Rádio EPEP" e "Impacto FGV EAESP Pesquisa". Atuou como repórter na revista estudantil Gazeta Vargas.
laura.intrieri@moneytimes.com.br
Linkedin
Graduanda em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, com enfoque acadêmico em Finanças Públicas. Tem experiência em empreendedorismo e novos negócios, tendo atuado na aceleradora de startups FGV Ventures. Participou da produção de podcasts sobre políticas públicas e atualidades, como "Dos dois lados da rua", "Rádio EPEP" e "Impacto FGV EAESP Pesquisa". Atuou como repórter na revista estudantil Gazeta Vargas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar