AgroTimes

Caminhoneiros na Argentina encerram greve que ameaçava transporte de grãos, diz governo

15 abr 2022, 13:02 - atualizado em 15 abr 2022, 13:02
Soja
Quase 85% dos grãos na Argentina são transportados para os portos por caminhão, e a greve ameaçou as exportações do país (Imagem: REUTERS/Jose Roberto Gomes)

Caminhoneiros argentinos concordaram na noite de quinta-feira em encerrar uma greve que paralisou o transporte de grãos no país desde segunda-feira, informou o Ministério dos Transportes.

Os caminhoneiros representados pela Federação dos Transportadores Argentinos vinham exigindo taxas de frete mais altas e as negociações com o governo na quarta-feira não avançaram. Uma fonte próxima às negociações disse à Reuters que “finalmente foi resolvido com um (aumento de) 20% e o encerramento imediato da greve”.

Quase 85% dos grãos na Argentina são transportados para os portos por caminhão, e a greve ameaçou as exportações do país, que está entre os maiores exportadores de alimentos do mundo.

“Depois de quase quatro horas de reunião, chegou-se a um acordo de taxa de referência de 11% até o mês de março”, disse a fonte. Houve mais discussões sobre as taxas de abril e um total de 20% de aumento foi acordado, disse a fonte, que pediu para não ser identificada.

A Argentina registrou uma taxa de inflação mensal de 6,7% em março, elevando a taxa de inflação anual para 55,1%.

A Federação também reclamou da escassez de combustível em um momento em que há uma demanda crescente para movimentar as lavouras de soja e milho.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!