BusinessTimes

Caminho de GOLL4 e AZUL4 até a recuperação será longo e tortuoso, avalia BofA; veja dois principais riscos

12 set 2022, 14:41 - atualizado em 12 set 2022, 14:41
Azul
Teses das aéreas ainda contam com riscos, destaca Bank of America (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

Os desafios da Gol (GOLL4) e da Azul (AZUL4) ainda não acabaram. Na avaliação do Bank of America, as aéreas terão que percorrer um caminho longo e tortuoso até a recuperação.

“Acreditamos que as aéreas brasileiras Gol e Azul provavelmente apresentarão uma performance mais fraca que o setor até o fim de 2023”, comentam os analistas Rogerio Araujo e Gabriel Frazao, em relatório de retomada de cobertura do setor de transportes e bens de capital publicado nesta segunda-feira (12).

O BofA destaca que, embora a lucratividade das duas empresas esteja se recuperando, as teses ainda contam com riscos, sendo os principais a superoferta, conforme mais capacidade é adicionada, e a depreciação da moeda brasileira, o real.

Por outro lado, o banco ressalta que as ações podem apresentar uma boa performance com a virada do cenário macro, principalmente no que diz respeito ao real e aos preços do petróleo.

Dados preliminares

A Azul divulgou nesta segunda os dados preliminares de tráfego referentes a agosto, com a oferta total de voos da companhia subindo 16,5% em relação a um ano antes. Já a demanda avançou 21,5% na mesma base de comparação.

Os números prévios da Gol foram divulgados no início da semana passada e mostraram que a demanda por voos da companhia cresceu 46,3% em agosto ante mesmo mês de 2021, enquanto a oferta subiu 44%.

Recomendações

O BofA tem recomendação de “underperform” (desempenho esperado abaixo da média do mercado) para Gol e Azul, assim como para CCR (CCRO3) e Tupy (TUPY3).

A instituição tem rating de compra para quatro ações: Localiza (RENT3), WEG (WEGE3), Ecorodovias (ECOR3) e Vamos (VAMO3), sendo as duas primeiras ações os destaques para investidores de valor, graças a suas vantagens competitivas, que devem continuar impulsionando o crescimento.

CCR (CCRO3) e Tupy (TUPY3) também estão com rating “underperform”, enquanto Rumo (RAIL3), Movida (MOVI3), Randon (RAPT4) e Iochpe-Maxion (MYPK3) receberam recomendação “neutra”.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.