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Camila Coutinho e outras mulheres que tiveram suas carreiras impactadas pelo empreendedorismo

06 mar 2022, 10:00 - atualizado em 05 mar 2022, 7:36
Empreendedorismo feminino
Cinco empresárias brasileiras que tiveram suas carreiras impactadas pelo empreendedorismo e construíram empresas de sucesso: Camila Coutinho, Bruna Tavares, Carol Martineli, Maria Claudia Martins e Monique Evelle (Imagem: Divulgação)

Dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Em clima de comemoração, listamos cinco brasileiras que tiveram suas carreiras impactadas pelo empreendedorismo e hoje servem de exemplo e referência para muitos.

Mesmo com inúmeros desafios, como a diferença salarial, a violência e até mesmo a falta de representatividade, essas mulheres venceram (e vencem) diversas barreiras profissionais e atualmente são referências no que fazem e exemplos de liderança.

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Camila Coutinho é considerada uma das primeiras personalidades brasileiras a fazer carreira como influenciadora digital (Imagem: Divulgação)

Camila Coutinho

Com mais de 14 anos de carreira, Camila Coutinho foi a pioneira na escalada da influência digital no Brasil, abrindo novos territórios da criação de conteúdo e transformando o mercado de comunicação e marketing para marcas e comunidades.

Criou o blog Garotas Estúpidas em 2006, e hoje possui uma plataforma de conteúdo que conta com mais de 1,2M de seguidores no Instagram. Em 2020, fundou a GE Beauty, sua própria marca de produtos de beleza. Em 2017, entrou para a lista das 500 pessoas mais influentes do mundo da moda do site britânico Business of Fashion. Em 2018, lançou seu primeiro livro.

Ela também foi eleita em 2020 uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes e uma das mulheres brasileiras mais influentes atualmente pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Bruna Tavares começou sua carreira como jornalista e hoje é uma grande empresária brasileira (Imagem: Divulgação)

Bruna Tavares

A vida de blogueira era um hobby que Bruna Tavares conciliava com a rotina de jornalista de redação. Em 2011, ela viu tudo mudar em sua vida após ser chamada pela Tracta para lançar uma linha de batons ao lado de outras 12 blogueiras.

Atualmente com a sua marca de cosméticos que leva o seu nome, ela conseguiu atrair a atenção do mundo virtual. O motivo de tal mobilização é muito simples, e não demandou fórmulas místicas ou futuristas capazes de revolucionar o conceito de beleza.

Na realidade, tudo girou em torno do fato de sua linha de bases ter a maior cartela de cores de bases do mercado nacional. A linha conta com 30 cores e cinco classificações de acordo com subtons. Tudo para que o produto se encaixe perfeitamente no perfil dos consumidores, como uma segunda pele. Atualmente, sua marca de beleza fatura milhões por ano.

Carol Martineli é CEO de rede de franquia que começou vendendo coxinhas no copo (Imagem: Divulgação)

Carol Martineli

A empreendedora é CEO da empresa que alcançou a marca de 80 franquias no Brasil e faz sucesso no Brasil vendendo coxinhas no copo. A grande empresa saiu de uma pequena lanchonete em Andradas (MG) e se tornou uma rede de franquia consolidada.

Com a vinda da pandemia da Covid- 19 e, consequentemente, as restrições que o isolamento social iria promover, Carol Martinelli viu na crise uma grande oportunidade para alavancar ainda mais o seu negócio, já que mesmo antes da pandemia já investia em vendas pelos apps, o que fez com que a marca Carol Coxinhas já estivesse muito bem posicionada no mercado de delivery.

Carol é considerada uma das mulheres que comandam o mercado de Franchising no Brasil. Além da Carol Coxinhas ela também possui as marcas Chicken Yeah e Pró Açaí. Entre as especialidades da empresária está transformar produtos comuns em marcas diferenciadas e escaláveis através de franquias.

Martineli destaca que, para crescer no mercado, com uma empresa liderada por uma mulher do interior de Minas Gerais, se preparou muito e buscou entender bem o mercado, pensando sempre à frente.

“Uma prova disso foi o crescimento que tivemos na pandemia. Enquanto muitos descobriram a importância dos aplicativos depois da Covid, nós antecipamos e já éramos fortes neste ambiente, e isso impulsionou muito nossos negócios”, afirma.

Para a empresária, é importante que as mulheres que queiram empreender também tenham esses pensamentos de olhar para frente e se manter sempre em atualização para terem maiores chances de sucesso no mercado.

A empresária Maria Claudia Martins faz carreira como especialista em liderança e produtividade (Imagem: Divulgação)

Maria Claudia Martins

Psicóloga e MBA em Gestão de pessoas, Maria Claudia Martins é uma importante personalidade na ressignificação do mercado de recrutamento de pessoas para empresas e indústrias no Brasil, além de ser responsável por estruturar centenas de empresas a se adaptarem à modalidade de trabalho a distância devido à pandemia do coronavírus que se iniciou em 2020.

Atualmente, como CEO do grupo Imediatta, empresa líder no mercado nacional, ela é vista como uma especialista em produtividade e liderança, sendo a cabeça de uma equipe de confiança dos principais líderes de empresas e indústrias no Brasil.

Ela foi, também, listada pelo Jornal de Brasília como uma das 18 pessoas mais importantes da tecnologia do Brasil em 2021 por sua contribuição na implementação do sistema de Home Office em grandes indústrias nacionais.

Para Maria Claudia: “é inegável que, apesar dos avanços conquistados e dos compromissos assumidos para continuar progredindo, as perspectivas das mulheres no mundo do trabalho ainda estão longe de ser iguais às dos homens”.

“Proporcionalmente, há mais mulheres com dificuldade de encontrar trabalho do que homens. Um dos fatores preponderantes para a conservação desse quadro desigual envolve aspectos históricos, culturais e sociais. As mulheres continuam sendo as principais responsáveis pelas tarefas domésticas, cuidado com os filhos (se forem menores de cinco anos, a dificuldade aumenta) e demais responsabilidades familiares. A mulher continua acumulando papéis, mesmo quando inserida com sucesso no mercado profissional”, completa a CEO.

Martins também lembra que as mulheres continuam tendo desvantagens salariais em relação aos homens.

“Nas áreas administrativas, financeiras e comerciais, chegam a receber quase metade do que os homens ganham”, diz.

Suas dicas para as mulheres evoluírem profissionalmente são focar e evidenciar mais as suas habilidades. As mulheres, afirma a especialista, possuem o maior número de ingresso no ensino superior e nas instituições com cursos técnicos e/ou profissionalizantes.

Segundo Martins, a insegurança é o maior sabotador da carreira feminina.

“Além da minha experiência em RH, várias pesquisas validam que inseguranças afetam mais as mulheres que os homens no ambiente corporativo”, comenta.

Para a especialista, o autoconhecimento é uma ferramenta “poderosa” para as mulheres trabalharem em crenças limitantes, medos e inseguranças.

“Todas as mulheres podem e devem confiar mais em suas competências, cuidando para que isso não vire uma busca incessante pela perfeição, que no final, só gera culpas”, conclui Martins.

Monique Evelle iniciou no empreendedorismo aos 16 anos e hoje segue carreira como empresária, jornalista e ativista (Imagem: Divulgação)

Monique Evelle

Empresária, jornalista e ativista, Monique Evelle deu início à sua jornada como empreendedora com a criação do “Desabafo Social”, laboratório de tecnologias sociais, aos 16 anos.

Hoje, fundadora da Inventivos, plataforma de formação de empreendedores, Monique foi reconhecida pela Forbes como “30 under 30”, LinkedIn Top Voices, está entre os 50 profissionais mais criativos do Brasil pela revista Wired e é autora do livro “Empreendedorismo Feminino: Olhar estratégico sem romantismo”.

Junto com o Nubank (NU;NUBR33), o maior banco digital independente do mundo, está liderando a criação do NuLab Salvador, hub de tecnologia e experiência do cliente, e um fundo de investimento para startups liderados por empreendedores negros.

Evelle é Alumni do International Visitor Leadership Program (IVLP), o principal programa de intercâmbio profissional do Departamento de Estado dos EUA e conselheira do Programa VOA, da Ambev (ABEV;ABEV3). Atuando como consultora de inovação e criatividade, desenvolveu soluções para grandes empresas, como Natura (NTCO;NTCO3), Google, UOL, Banco Votoratim, Olympikus, Ambev e outras.