Câmbio brasileiro já fez overshooting, diz Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira que a taxa de câmbio no Brasil já passou por ‘overshooting’, e que a economia está mais saudável num quadro de juros básicos mais baixos e patamar mais alto do dólar frente ao real.
Em evento anual conjunto da Empiricus e da Vitreo, ele afirmou que no passado havia endividamento em bola de neve num quadro com Selic alta e câmbio sobrevalorizado, que ele avaliou como “combinação bastante perversa de dois preços críticos na economia“.
“Economia está muito mais saudável, em vez de com juros a 10%, 12% e o câmbio a 1,80, 2,00, 2,20, 2,80 (reais), economia muito mais saudável se ela estiver com juro de 2% e câmbio de 5,00. É muito melhor. Acredito, inclusive, que o câmbio brasileiro já fez o overshooting”, disse.
“Quando você troca o patamar de equilíbrio, ele normalmente dispara, passa de um nível de equilíbrio e depois aterrissa num nível mais baixo. Então acho que nós já fizemos o overshooting se prosseguirmos com as reformas”, acrescentou.