Agenda do Dia

Câmara tenta votar reforma tributária em meio à polêmicas; veja o que movimenta a quarta (5)

05 jul 2023, 8:10 - atualizado em 05 jul 2023, 8:24
Lula e Lira, Reforma tributária, agenda
Reforma tributária está na agenda de Arthur Lira, mas projeto encontra problemas para avançar na Câmara dos Deputados. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, quer votar o texto da reforma tributária ainda essa semana. Mas há uma pedra em seu caminho; ou melhor, várias pedras. A proposta do secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy, vem sofrendo críticas dos opositores do governo, governadores e alguns setores econômicos.

O PL disse que vai apresentar um requerimento de retirada de pauta e até o ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a se pronunciar em suas redes dizendo que a “Reforma Tributária do PT” é um “soco no estômago” dos mais pobres. Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e Espírito Santo, Renato Casagrande, também já foram para Brasília para negociar com Lira.

Oficialmente, a casa precisa votar primeiro projeto de lei do Conselho Administrativo sobre Recursos Fiscais (Carf). Mas Lira alega que o pedido de urgência não atinge as PECs, logo a reforma tributária pode passar na frente e pode ser debatida até sexta-feira.

Confira a agenda de Lula desta quarta-feira (5)

Horário Programação Local
9h Reunião com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade Palácio da Alvorada
11h30 17ª Conferência Nacional de Saúde Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB
15h Telefonema com o Presidente de Governo da Espanha, Pedro Sánchez Palácio do Planalto
15h30 Reunião com o Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante Palácio do Planalto
18h Reunião com o Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha Palácio do Planalto

Economia

Ao longo do dia, saem os dados de PMI Composto e de Serviços em diversos países. Mas o destaque mesmo fica com a ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês). No mês passado, o Federal Reserve optou pela manutenção da taxa de juros no patamar de 5%-5,25%.

No entanto, Jerome Powell já adiantou mais de uma vez que novas altas serão necessárias para controlar a inflação.

Confira a agenda econômica desta quarta-feira (5)

Horário País Indicador
05h00 Zona do Euro PMI Composto e Serviços
05h30 Reino Unido PMI Composto e Serviços
06h00 Zona do Euro PPI
10h00 Brasil PMI Composto e Serviços
11h00 EUA Índices Imobiliários
14h30 Brasil Fluxo Cambial Estrangeiro
15h EUA Ata do Fomc
17h30 EUA Estoques de Petróleo Bruto Semanal API

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar