BusinessTimes

Câmara debate fraudes nos fundos eleitoral e partidário

22 out 2020, 8:06 - atualizado em 22 out 2020, 8:06
eleições
Os convidados devem abordar desde tipologias de fraudes identificadas nas análises das contas, como empresas fantasma, caixa 2, candidaturas laranja (Imagem: José Cruz/Agência Brasil)

A Frente Parlamentar Mista Ética Contra a Corrupção promove hoje o simpósio “Fraudes nos Fundos Eleitoral e Partidário”. O evento vai reunir especialistas que trabalham com os controles judicial e social dos gastos de campanha eleitoral e dos partidos políticos com o propósito de aproximar o cidadão comum da realidade que estes profissionais vivenciam.

Os convidados devem abordar desde tipologias de fraudes identificadas nas análises das contas, como empresas fantasma, caixa 2, candidaturas laranja, até questões ligadas às dificuldades que os cidadãos têm para compreender e utilizar os dados que são divulgados.

“Vamos nos aprofundar sobre as tipologias de desvios de recursos. Queremos que cada cidadão entenda como funcionam os mecanismos que retiram dinheiro da saúde e da educação para financiar interesses escusos”, afirma a presidente da frente, deputada Adriana Ventura (Novo-SP).

Foram convidados para discutir o assunto:
– o ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin;
– o procurador Regional da República Elton Ghersel;
– o diretor-executivo do Movimento Transparência Partidária Marcelo Issa; e
– a promotora de Justiça do Ministério Público Estadual de São Paulo Vera Lúcia Taberti.

A reunião será realizada a partir das 9h30 e transmitida pelo Canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

 

agencia.camara@moneytimes.com.br