Política

Câmara cria Grupo Brasil-Eslovênia e aprova acordos internacionais

14 mar 2019, 17:05 - atualizado em 14 mar 2019, 17:05
Cinco acordos foram aprovados no Plenário da Câmara e seguirão para análise no Senado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (14) a criação do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Eslovênia (PRC 185/16). O objetivo é ampliar e desenvolver as relações entre os dois países, além de promover o intercâmbio entre os respectivos Legislativos.

Os deputados também aprovaram cinco acordos internacionais, que agora seguem para o Senado. Cabe ao Congresso confirmar os tratados celebrados pelo Poder Executivo para que eles possam ser aplicados no direito brasileiro.

Carteira Money Times: O Consenso do Mercado na sua Mão

União Europeia

Entre os temas aprovados está a adesão do Brasil à Fundação Internacional União Europeia – América Latina e Caribe (PDC 1020/18). O objetivo da fundação, sediada em Hamburgo (Alemanha), é fortalecer a parceria estratégica entre europeus e latino-americanos.

A Fundação foi criada em 2011 e já conta com a adesão de todos os países americanos (33 ao total), com exceção dos Estados Unidos e do Canadá, e os 28 Estados membros da União Europeia, assim como um representante do bloco europeu.

Garanta um método eficaz para gerar renda adicional periodicamente…

Desenvolvimento econômico do Brasil deve melhorar com novos acordos

Regimes aduaneiros

Outro acordo aprovado (PDC 773/17) trata da revisão da Convenção Internacional para a Simplificação e a Harmonização dos Regimes Aduaneiros. O texto cria um comitê para acompanhar a aplicação do acordo tributário e define as práticas abrangidas pelo tratado: cobrança de impostos, liberação de formalidades, garantias e reembolsos, entre outros pontos.

O governo federal destaca que as normas da Convenção representam as melhores práticas internacionais em matéria aduaneira, adotadas por países responsáveis por mais de 80% do comércio internacional.

Reino Unido não consegue acordo e Brexit é adiado

Previdência suíça

Os deputados também aprovaram acordo na área de Previdência Social (PDC 431/16) entre os governos do Brasil e da Suíça, assinado em Brasília, em 3 de abril de 2014. O acordo é de interesse da comunidade suíça que contribui para os dois sistemas – INSS e AVS.

O objetivo é que os trabalhadores que contribuíram para os dois sistemas somem os períodos de contribuição para atingir o tempo mínimo necessário à obtenção de aposentadorias e demais benefícios previdenciários.

Intercâmbio com Alemanha

Outra proposta aprovada trata de acordo entre Brasil e Alemanha sobre um Programa de Férias-Trabalho (PDC 746/17) para jovens entre 18 e 30 anos. Nesses casos, o visto será de até 1 ano e permitirá a permanência no território do outro país primordialmente para fins de turismo, com a possibilidade de buscar e exercer, a título acessório, emprego que permita complementar os recursos financeiros da viagem. Também é permitido fazer cursos de formação ou aperfeiçoamento por até seis meses.

OCDE

Os deputados também aprovaram acordo de cooperação entre o Brasil e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O objetivo do tratado (PDC 767/17) é institucionalizar a participação brasileira em diversos foros da OCDE, além de estabelecer os mecanismos para a definição de linhas de trabalho futuras.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.