ImóvelTimes

Calote de aluguel é coisa do passado: Fundo imobiliário está sem receber pix de multa

26 jul 2023, 12:03 - atualizado em 26 jul 2023, 15:40
Fundos Imobiliários Pátria Logística
Índice de fundos imobiliários tem mais um dia de volatilidade e ensaia operar sem direção única com Fed no radar (Imagem: Reprodução/Pátria Logística)

Parece que a inadimplência com aluguéis é coisa do passado. Agora, a moda é atrasar o pagamento de multa rescisória. O fundo imobiliário RBR Log (RBRL11) informou ao mercado que ainda não recebeu o valor devido pelo Grupo Zaragoza, que devolveu um galpão logístico em Hortolândia, no interior de São Paulo.

FIIs: Dividendos estão com prêmio acima da média histórica

Em comunicado, o RBRL11 diz que a empresa de importação e exportação deve R$ 907,6 mil referente a multa pela rescisão antecipada do contrato de aluguel do galpão Hortolândia II.

O Zaragoza notificou o FII em março deste ano sobre a devolução do imóvel. Sendo assim, conforme o contrato de locação, o prazo do aviso prévio seria de quatro meses a contar da notificação. Com isso, a previsão de entrega do galpão estava prevista para este mês.

No fim do mês passado, quem devolveu um módulo do mesmo ativo foi a Americanas (AMER3), em recuperação judicial. A varejista também rescindiu o contrato de locação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Índice de fundos imobiliários

O índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 tem mais um dia de volatilidade e, no fim da manhã, passou a operar sem direção única. O destaque desta quarta-feira (26) é a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) sobre a taxa de juros, que deverá subir mais uma vez nos Estados Unidos.

Com isso, por volta das 12h (de Brasília), o Ifix opera praticamente estável (-0,01%), aos 3.183 pontos, após ter operado com sinal positivo desde a abertura dos negócios.



Entre os fundos imobiliários listados no Ifix, o Bradesco Carteira Imobiliária Ativa (BCIA11) liderava os ganhos, de 1,8%.

No entanto, o BTG Pactual Terras Agrícolas (BTRA11) tinha a maior queda do dia, de 1,5%, ainda na esteira da reação negativa com o atraso de pagamento de aluguel de duas fazendas de grãos em Mato Grosso. A previsão de impacto negativo de R$ 0,33 por cota nos dividendos levou o FII a despencar quase 10% ontem.