Internacional

Califórnia avança proposta de proibir fundos de lucrar com água

28 maio 2023, 20:00 - atualizado em 25 maio 2023, 13:32
Saneamento
“Essas práticas aparentemente se aceleraram em meio a duas das piores secas já registradas na Califórnia”, de acordo com o relatório (Imagem: Pixabay/Nikiko)

Os legisladores da Califórnia apresentaram um projeto de lei que proibiria fundos de investimento de comprar e vender recursos hídricos agrícolas para obter ganhos financeiros.

Sob a medida, aprovado na assembleia estadual por 46 votos a 17, a especulação ou lucro de fundos de investimento na venda, transferência ou arrendamento de direitos a recursos hídricos em terras agrícolas seria considerado desperdício ou uso irracional da água.

Em uma análise legislativa, a relatora do projeto de lei, a democrata Rebecca Bauer-Kahan, citou uma investigação recente da Bloomberg Green que mostrou como investidores institucionais compraram terras agrícolas e usaram suprimentos escassos de água subterrânea para cultivar amêndoas e pistache com grandes lucros, reduzindo os níveis dos aquíferos.

“Essas práticas aparentemente se aceleraram em meio a duas das piores secas já registradas na Califórnia”, de acordo com o relatório.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Associações agrícolas se opuseram ao projeto de lei, dizendo que “proibiria uma solução potencial oferecida pelo capital privado investido no desenvolvimento de suprimentos confiáveis”, disse a análise do projeto de lei. A medida ainda precisa ser aprovada pelo Senado da Califórnia e assinada pelo governador Gavin Newsom, antes de se tornar lei.

Um outro projeto de lei para conter o bombeamento excessivo de águas subterrâneas para agricultura também avança na assembleia estadual.

Essa medida exigiria que agências locais responsáveis pela sustentabilidade dos recursos hídricos aprovassem licenças de poços em bacias consideradas com déficit crítico.

O democrata Steve Bennett, relator desta proposta, disse recentemente, durante uma audiência do comitê, que a reportagem da Bloomberg Green expôs falhas na histórica lei de águas subterrâneas de 2014 do estado, projetada para combater o bombeamento excessivo de águas subterrâneas durante secas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar