Calendário de corretora com mulheres gera debate em Taiwan
Um calendário vazado de uma corretora de Taipei com imagens de mulheres seminuas está gerando um debate em Taiwan, há muito um dos lugares mais progressistas da Ásia.
O calendário “Hua Nan Babes”, produzido pela Hua Nan Futures, com sede em Taipei, apresenta sete funcionárias em fotos no estilo soft-core, com muitos vestidos transparentes, semi-nudez e relaxamento. Na capa, o grupo parece estar nu atrás de um lençol branco estrategicamente colocado com uma inscrição em vermelho que diz: “Mudança!”
Depois que as fotos vazaram, a controladora Hua Nan Securities, que normalmente se classifica entre as dez primeiras em negociações em Taipei, convocou uma reunião de emergência do conselho, interrompendo a impressão e distribuição do calendário, de acordo com reportagem do Apple Daily. A corretora também retirou fotos promocionais de seu site e de redes sociais.
Mesmo assim, uma porta-voz da empresa rejeitou a ideia de que o calendário objetifica as mulheres. “Eles simplesmente mostram a beleza de nossas colegas”, disse Hsu Hsiang-yun por telefone nesta sexta-feira. “Elas são jovens e cheias de energia. Incentivamos fortemente nossa equipe a fazer coisas como esta.”
As mulheres que estão no calendário também têm uma página no Facebook onde oferecem conselhos sobre como investir em futuros, intercalados com fotos delas fazendo exercícios na academia e, às vezes, trabalhando em complicados cálculos financeiros em um quadro branco.
O governo de Taiwan detém cerca de 30% da controladora Hua Nan Financial Holdings, o que elevou a controvérsia a um nível parlamentar.
Lee Guei-min, chefe do comitê financeiro da legislatura, disse em uma entrevista por telefone nesta sexta-feira que o calendário não atende aos “padrões profissionais” que podem ser esperados do setor financeiro.
“Embora as fotos possam ser agradáveis à vista, elas não mostram seus conhecimentos financeiros e é por isso que são tão inadequadas”, disse Lee. Produtos financeiros como futuros e ações são inerentemente arriscados e usar essas fotos para sugerir que “negociar é tão bonito” é extremamente inapropriado, disse Lee.
Taiwan é amplamente visto como um dos lugares mais progressistas da Ásia. Tem uma presidente mulher, Tsai Ing-Wen, e foi a primeira na região a legalizar o casamento gay em 2017. As mulheres também representam 43% dos parlamentares, uma das proporções mais altas do mundo.
Mais de dois terços dos líderes seniores são mulheres na Hua Nan Financial, que possui a corretora, bem como unidades de seguro e banco de varejo. Essa é a segunda maior proporção entre seus pares locais e muito acima das médias globais da indústria, segundo dados compilados pela Bloomberg. Mas no conselho, pouco mais de 25% dos membros são mulheres.
A empresa disse que a versão amplamente compartilhada nas redes sociais era apenas um dos vários designs de pré-produção do calendário e vazou online. Hua Nan ainda planeja imprimir o calendário, mas o desenho final ainda não foi determinado, de acordo com Hsu.