BTG Pactual

Calculamos quanto investir por mês para chegar em seu primeiro milhão

04 ago 2018, 15:19 - atualizado em 03 ago 2018, 21:22

Por BTG Pactual Digital

Ser um milionário é, sem sombra de dúvidas, o sonho de muitas pessoas. Isso acontece porque, com uma cifra de sete dígitos na conta, é possível realizar uma série de sonhos, como comprar um belo imóvel ou até mesmo se aposentar e viver de renda, por exemplo. No entanto, quanto investir por mês e como aplicar seu dinheiro para conseguir olhar a própria conta bancária e ver R$ 1 milhão em seu saldo?

O tempo como aliado

Não adianta: para atingir uma cifra tão alta, é preciso usar o tempo a seu favor, uma vez que os juros compostos precisarão trabalhar para que o sacrifício financeiro mensal seja mais diluído. Elaboramos uma simulação usando uma rentabilidade conservadora de 8,5% ao ano para fazer as nossas estimativas e chegamos aos seguintes números[1]:

Adotando uma estratégia mais agressiva, é possível buscar uma rentabilidade mais alta e, com isso, o investimento mensal passa a ser menos salgado para o investidor. Vale lembrar, contudo, que mesmo os horizontes de tempo sendo mais longos, quanto mais arrojada for a postura do investidor, maiores serão os riscos no meio do caminho. Usando uma rentabilidade agressiva, de 12% ao ano, as cifras caem significativamente¹:

Onde investir?

“Como o plano de investir para ter uma cifra tão alta passa por um horizonte de tempo mais longo, é natural que o investidor não precise ficar limitado a investimentos excessivamente conservadores e possa arriscar um pouco mais – claro, dentro do seu perfil de risco”, afirma o assessor de investimentos do BTG Pactual digital Leonardo Covello.

Assim, o investidor não precisa ficar limitado unicamente ao universo dos produtos de renda fixa e pode começar a pensar na renda variável como uma possibilidade de alocação de seu patrimônio. Fundos multimercados, fundos de ações e até mesmo a compra de ações diretamente são opções que podem ser consideradas para o investidor na hora de balancear sua carteira. Tudo isso sempre buscando uma boa assessoria de investimentos, capacitada para ajudar a transformar esse sonho em realidade.

[1] Os valores expostos foram calculados com base em taxas nominais e não consideram a inflação.