CryptoTimes

Caixas eletrônicos de bitcoin são novo alvo de autoridade regulatória britânica

01 abr 2021, 15:57 - atualizado em 01 abr 2021, 15:57
Qualquer empresa que realize negócios envolvendo criptomoedas entram para o escopo da FCA (Imagem: Unsplash/mrurban)

Um líder da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA, na sigla em inglês) destacou o recente trabalho da região contra a lavagem de dinheiro em um discurso recente.

Em uma palestra de 24 de março, mas divulgada apenas nesta quinta-feira (1º), Mark Steward citou criptomoedas como um emergente risco fundamental aos controles antilavagem de dinheiro (AML).

Steward lidera o departamento de Supervisão e Fiscalização de Mercado da FCA. Em janeiro, a FCA assumiu o comando de AML referente a empresas cripto.

Parte da resposta da FCA foi criar uma nova versão de sua Lista de Alertas especificamente para empresas cripto. A lista “Empresas de Criptoativos não Registradas” (UCB), que começou em 9 de março, aumentou de tamanho desde sua criação. Em seu discurso, Steward especificou:

Acrescentamos os primeiros nomes a Lista de Empresas de Criptoativos não Registradas no início deste mês, em que todas são empresas de caixas eletrônicos de cripto, e acrescentamos mais 29 fornecedores de carteiras custodiais à lista.

Empresas cripto no Reino Unido lutaram para atender a demandas de compliance desde o início do ano. A lista de empresas não registradas visa penalizar empresas que falharem em obter registros.

Em relação ao papel da FCA, Steward afirmou que “não regulamos ou supervisionamos as empresas cripto. Essas empresas devem se registrar com a FCA e cumprir com as Regulamentações de Lavagem de Dinheiro”.

A atual lista UCB inclui 53 empresas. O curioso é que a lista é composta de diversas registradas possui apenas dois endereços.

Wenlock Road e Kemp House em Londres eram o lar de nove e cinco empresas cripto, respectivamente, incluídas na lista da FCA. Esses endereços pertencem às empresas de formação corporativa MadeSimple e Capital Office.

Qual é a relação do bitcoin e do dólar
com a lavagem de dinheiro?