Caixa zera taxa de custódia para aplicações no Tesouro Direto
Por Arena do Pavini – A Caixa Econômica Federal anunciou hoje isenção da taxa de custódia para todos os seus clientes que aplicam no Tesouro Direto. A partir de hoje, segundo o banco público, os clientes podem fazer seus investimentos com Taxa Zero de Custódia Caixa, que anteriormente era de 0,4% ao ano. A Caixa segue assim os demais bancos de varejo, que também isentaram os investidores de tarifas para aplicação em títulos públicos federais via Tesouro Direto. Permanece, porém, a taxa de 0,30% ao ano cobrada pela bolsa B3 para fazer a guarda dos papéis.
Outras instituições anunciaram isenção também para a taxa de custódia de papéis privados, como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) ou do Agronegócio (CRA) ou debêntures, zerando também a taxa de carregamento cobrada nas aplicações em previdência privada. Os grandes bancos tentam assim evitar a fuga de investidores, atraídos por promoções de corretoras independentes, que não cobram taxas e oferecem mais opções de diversos bancos.
Segundo o vice-presidente de Finanças e Controladoria da Caixa, Arno Meyer, o objetivo é manter uma cesta de produtos e serviços competitivos, associada à solidez do banco. “Atenta às condições de mercado, a Caixa aprovou a isenção da taxa de custódia para todos os seus clientes, indistintamente”, disse em nota. “Assim, tornamos essa alternativa de investimento ainda mais rentável, fortalecendo o relacionamento com nossos clientes investidores”, afirmou.
Para aplicar no Tesouro Direto pela Caixa, o cliente deve realizar seu cadastramento no serviço de forma eletrônica, pelo próprio Internet Banking Caixa. Todas as operações e acompanhamentos também são realizados eletronicamente pelo próprio cliente.
O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a bolsa de valores B3 para negociação de títulos públicos federais para pessoas físicas, por meio da internet. O valor mínimo para investimento é de apenas R$ 30, desde que seja múltiplo de 1% do valor do título a ser adquirido. Neste tipo de aplicação, o próprio cliente realiza a escolha e a compra e venda de seus títulos de forma eletrônica, como desejar, com liquidez diária.