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Caiu no ‘golpe’ do Hurb? Veja dicas de como recorrer

25 abr 2023, 10:43 - atualizado em 25 abr 2023, 11:47
Passagens, avião, companhia aérea
A agência de viagens Hurb, antigo Hotel Urbano, enfrenta crise. (Imagem: Pixabay/blende12 )

Após a polêmica envolvendo o então CEO do Hurb, João Ricardo Mendes, diversos clientes afirmam estar com problemas relacionados à agência de viagens. Entre eles, suspensão de reservas, falta de retorno da empresa, entre outros.

Nas redes sociais, muitos indicam insatisfação. “A Hurb me enganou… Comprei um pacote para Alemanha, não foi cumprido. Fui lesado, a Hurb não é honesta. Acionei a Hurb na justiça comum e Procon. Fujam da Hurb”, comentou um cliente no Twitter oficial da empresa.

‘Entreguem os pacotes em atraso!!! Voces estão destruindo sonhos de viagens de milhares de pessoas! Meu pacote está vencido e não recebo meus voos, outro pacote aconteceu o mesmo e só recebi pois entrei com processo. VERGONHA!!!’, afirmou outro cliente.

“Tomei prejuízo de mais de R$ 12 mil com essa empresa. Não consegui viajar e não me devolveram nada. Continuarei alertando o máximo de pessoas possível pra não cairem nessa furada como eu”, afirma outro.

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Como recorrer?

Diante dessas reclamações, a dúvida é: o que fazer? Confira aqui algumas dicas sobre como proceder, em caso de danos:

  • Contato com a empresa

A primeira opção é tentar o contato direto com o Hurb, por meios dos canais oficiais como e-mail e telefone. Em ambos os casos, guarde todas as tentativas de contato, sejam gravações de conversa ou print de mensagens trocadas. Também é válido manifestar o descontentamento por meio das redes sociais. Caso não obtenha resposta, ou não seja eficiente para resolução do problema, acione outros meios.

  • Poder Público

Plataformas oficiais públicas podem ser utilizadas para manifestar insatisfação em relação à empresa, como o Procon, um Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Além disso, também é possível acessar o consumidor.gov.br, plataforma do Ministério da Justiça, que é um serviço público e gratuito e permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet.

  • Jurídico

Caso nenhuma das alternativas anteriores solucione o problema, é possível mover uma ação judicial contra a empresa, para que os diretos do consumidor, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, sejam assegurados.

Entenda a polêmica do Hurb

João Ricardo Mendes, ex-CEO do Hurb compartilhou um vídeo em um grupo de WhatsApp, criado para manifestação de problemas com a agência, em que ele afirma a um de seus clientes: “Puxei sua capivara toda, não sabe nem falar seu retardado, bundão. (…) Fica satisfeito de não viajar. Tá arriscado alguém bater nessa m**da da sua casa hoje seu otário”.

Dados pessoais desse mesmo cliente – como CPF, email, número do cartão, data de nascimento e número de celular no grupo – foram expostos. De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a exposição de dados de clientes por uma empresa é crime.

Nesta segunda-feira (24), após a repercussão do caso, Mendes renunciou ao cargo de CEO, mantendo apenas sua posição de sócio. Otávio Brissant, general council, assumirá interinamente o cargo de CEO do Hurb.