Imposto de Renda

Caiu na malha fina do Imposto de Renda 2022? Saiba como regularizar a situação

01 jun 2022, 13:10 - atualizado em 01 jun 2022, 13:10
Imposto de Renda
Segundo a Receita Federal, ao menos 2 milhões de pessoas caíram na malha fina do Imposto de Renda 2022 (Agência Brasil /Marcello Casal JR)

Segundo a Receita Federal, ao menos 2 milhões de pessoas caíram na malha fina do Imposto de Renda 2022. Isso significa que as informações declaradas pelo contribuinte teve alguma diferença em relação às informações apresentadas por terceiros.

Nessa situação, a declaração do IR é separada para uma análise mais profunda. A pessoa declarante não receberá a restituição do imposto de renda enquanto a situação não for regularizada, ou seja, se encontrar na Malha Fiscal, conforme informa o governo federal.

Em 2021, 870 mil pessoas caíram na malha fina, o que representa 2,4% do total de pessoas que declararam Imposto de Renda. Destas, 75% tinham valores de restituição a receber, conforme a Receita Federal.

Confira como identificar se caiu na malha fina e como regularizar a situação:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como saber se estou na malha fina?

Cada pessoa consegue consultar a situação da declaração do IR para confirmar se precisa ou não regularizar alguma informação. Para isso, é preciso verificar em algum desses canais:

  • Site da Receita Federal na internet;
  • Aplicativo da Receita Federal;
  • Extrato de Imposto de Renda no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), acessado através de código de acesso gerado na página da Receita Federal.

Como regularizar a situação?

Após 24 horas da entrega da declaração é possível saber se o contribuinte está ou não na malha fina. Assim, é possível aguardar a notificação da Receita ou antecipar a prestação de contas.

Para fazer o processo antecipadamente, o contribuinte pode solicitar a antecipação da malha e agendar um atendimento; ou tentar resolver a situação em um processo eletrônico através do e-CAC e enexando os documentos exigidos.

Ao esperar a notificação da Receita, a pessoa física deve se apresentar o mais rápido possível. Nesse caso, é preciso providenciar a prestação de contas, caso reconheça o erro que está sendo contestado, ou entrar com um pedido de impugnação, caso não reconheça.

Se, por exemplo, a inconsistência for decorrente de um erro de digitação ou informação não declarada, basta corrigir os dados no programa da declaração do imposto de renda e enviar a declaração retificada.

Saiba mais! Brasil na contramão do mundo e espera de dados dos EUA:

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!