BusinessTimes

Caio Mesquita: Nossa proposta de valor e dois números

03 abr 2021, 9:00 - atualizado em 02 abr 2021, 19:12
Empiricus Research
“Antes da Vitreo, vivíamos um dilema aqui na Empiricus”, afirma o colunista (Imagem: Divulgação/Empiricus)

100 mil e 10 bilhões.

Esses dois números marcaram o tom desta semana aqui na Universa, a união da Empiricus com a plataforma de investimentos Vitreo.

São números que concretizam a visão que nos levou inicialmente a uma parceria e, mais recentemente, a uma sociedade com os fundadores da Vitreo.

Explico os números na sequência em que os recebi.

Primeiro, os 100 mil.

Logo pela manhã de segunda-feira, quando iniciava as primeiras reuniões da semana, vi no meu celular esta mensagem do Jojo Wachsmann, CIO (Chief Investment Officer) da Vitreo:

Em menos de três anos de existência, a Vitreo vem provando que o modelo 3.0 de investimentos, livre dos conflitos de interesse que contaminam a indústria de investimentos, começa a ter o seu valor efetivamente percebido.

Existe um inegável continuum no que iniciamos lá em 2009, quando da fundação da Empiricus, até este impressionante número de 100 mil indivíduos alocando o seu patrimônio em soluções oferecidas pela Vitreo.

Numa espécie de dualismo cartesiano dos investimentos, onde a Empiricus é a mente, produzindo ideias que são materializadas pelo corpo da Vitreo, estamos construindo uma conexão direta com nossos assinantes e clientes.

Antes da Vitreo, vivíamos um dilema aqui na Empiricus.

Fazíamos um esforço gigantesco para despertar nas pessoas uma postura proativa quanto aos seus investimentos.

Anestesiadas desde sempre pela lavagem cerebral dos bancões com suas estórias da carochinha no estilo “fique despreocupado que cuidamos do seu dinheiro”, as pessoas aos poucos foram se livrando de seus grilhões, aventurando-se para fora da caverna.

Receber as ideias da Empiricus preenchia a mente, mas o corpo ainda precisava agir.

Necessariamente o novo assinante precisava abrir uma conta nas corretoras disponíveis no mercado. Apesar de melhores do que os bancões, com sua ampla gama de produtos de investimento, as corretoras ainda carregavam uma estrutura de incentivos focada em vendas, e não na qualidade das soluções aos seus clientes.

Assim, nossa missão de melhorar a vida financeira dos nossos assinantes ficava invariavelmente prejudicada.

A solução definitiva, para o equilíbrio entre mente e corpo quando se trata de investimentos, deveria passar por uma solução completa, aliando as melhores ideias com uma implementação fácil e acessível, com custos baixos e transparentes. A Vitreo veio justamente para facilitar o caminho dos nossos assinantes a este equilíbrio.

Tendo a liberdade como um dos nossos princípios pétreos, entendemos que a escolha final é sua. Assim, você segue tendo total autonomia para decidir sobre o destino dos seus investimentos.

“Não há nada comparável com a Vitreo como plataforma de investimentos, tanto nos seus atributos quantitativos como qualitativos”, defende Caio Mesquita (Imagem: Facebook/Vitreo)

Todavia, não há nada comparável com a Vitreo como plataforma de investimentos, tanto nos seus atributos quantitativos como qualitativos.

Confira você mesmo:

1. Home broker com a melhor estabilidade do mercado e taxa zero. Para sempre.

2. Plataforma de Tesouro com uma solução inédita para a reserva de emergência: o Tesouro 3.0, um blend de títulos públicos.

3. Carteiras administradas especializadas em pagamentos de proventos: um serviço antes restrito às grandes fortunas aberto agora ao público em geral. Na Vitreo, há Carteiras Administradas de FIIs, de dividendos e uma que oferece proventos triplos (FIIs, dividendos e pagamentos de juros de títulos públicos).

4. Política de cashback sem conflitos na distribuição de fundos de terceiros. A Vitreo recebe uma taxa máxima de rebate e o restante fica com o cliente. Uma forma de ferir de morte o conflito de interesses na distribuição de fundos.

5. Área de Wealth, para a gestão de patrimônio dos clientes premium.

6. Carteira Administrada de Ativos Alternativos, que permite aos clientes da Vitreo investirem em chances de Private Equity e Venture Capital.

7. Área de Consultoria Personalizada de Investimentos.

8. O Wise, o mentor financeiro digital, que dá a todos os clientes uma sugestão de alocação de patrimônio, de acordo com o suitability.

9. Fundos de tecnologia: Tech Select, Tech Asia, Tech Games, Tech Brasil e Money Bets (dedicado apenas à tecnologia de ponta).

10. Mais de 50 fundos de gestão própria.

11. Fundos inspirados em carteiras da Empiricus, dando materialidade às ideias de investimento da casa. O carro chefe é o Carteira Universa, que é inspirado na Carteira Empiricus.

12. Fundos temáticos com teses inéditas ou pouco exploradas pelo mercado: Criptomoedas, Canabidiol, Tecnologia, Petróleo, Urânio e ESG.

13. As melhores soluções em previdência do Brasil. Com cinco fundos próprios, todos inspirados em ideias de investimentos da Empiricus. Destaque para os FoFs SuperPrevidência 1 e 2.

Por fim, retomando o tema dos números da semana, os 10 bilhões atingidos referem-se ao total de ativos dos clientes custodiados na Vitreo, marca atingida nesta quinta-feira (1º).

A impressionante soma é prova da força da conexão com nossos assinantes e clientes, expresso aqui o meu agradecimento pela confiança depositada.

Antes de terminar, compartilho com você o áudio da nossa campanha de conscientização no combate à pandemia. Ouça aqui.

Um abraço,

Caio.

Sócio-fundador e CEO da Empiricus
É administrador pela FGVUSP e possui MBA pela Columbia University de Nova York. Foi professor de Mercado de Capitais no IBMEC São Paulo. Trabalhou no Bank Boston e foi diretor de mercado de capitais no Banco Paribas e Banco Brascan. Antes de fundar a Empiricus, foi fundador e sócio-diretor da rede de restaurantes Wraps/Gofresh.
CaioMesquita@moneytimes.com.br
É administrador pela FGVUSP e possui MBA pela Columbia University de Nova York. Foi professor de Mercado de Capitais no IBMEC São Paulo. Trabalhou no Bank Boston e foi diretor de mercado de capitais no Banco Paribas e Banco Brascan. Antes de fundar a Empiricus, foi fundador e sócio-diretor da rede de restaurantes Wraps/Gofresh.