Opinião

Caio Mesquita: Monetizando a internet

18 maio 2019, 16:59 - atualizado em 17 jun 2019, 15:33

Por Caio Mesquita, CEO da Acta Holding

Escrevo esta newsletter do sul da Flórida, mais especificamente de Delray Beach, onde acontece o bootcamp anual da American Writers & Artists Inc. (AWAI), uma organização dedicada à formação de copywriters (já vou explicar) e marqueteiros digitais.

Antes, porém, quero falar do incrível Jon Morrow, um dos palestrantes do evento. Jon nasceu com atrofia muscular espinhal (AME), uma doença neuromuscular degenerativa que enfraquece progressivamente o corpo até o ponto de completa atrofia. A morte prematura é comum. Para a maioria de nós, seria uma desculpa para jogar a toalha e desistir antes de dar uma chance à vida — mas não para Jon.

As únicas partes do corpo que ele pode mover são seus olhos e lábios. Suas mãos, pés, braços e pernas estão quase totalmente paralisados. Até para respirar Jon necessita do auxílio de um aparelho. Uma breve falta de energia, sem o auxílio de uma bateria ou gerador, já seria fatal.

O governo americano oferece aos portadores de AME uma ajuda médica de 100 mil dólares anuais. Apesar de fazer uso desses recursos, Jon queria mais. Tinha uma ambição e uma vontade enorme de fazer algo na vida. Ironicamente, a lei americana determinava que o auxílio seria suspenso caso ele começasse a ganhar dinheiro. Mesmo uma remuneração modesta seria suficiente para pôr em risco o apoio financeiro.

Então ele começou a trabalhar de graça. Com o auxílio de uma tecnologia de reconhecimento de voz, Jon montou blogs e tornou-se um profícuo produtor de conteúdos. Descobriu depois que era possível ganhar dinheiro com isso. Abriu mão do auxílio governamental, mudou-se para o México (onde os custos médicos são mais baixos) e tornou-se um dos maiores especialistas do mundo em monetização de audiência.

Na última década, Jon ajudou a criar três dos blogs mais populares do mundo, o Copyblogger, o Kissmetrics e o Smart Blogger . Juntos, eles conseguiram mais de 200 milhões de visualizações de páginas, angariando mais de 50 milhões de dólares em receita.

Hoje Jon Morrow dá palestras e comercializa cursos que ajudam pessoas a ganhar dinheiro com conteúdos para e-commerce. Lembre-se dele quando bater aquela preguiça ou aquele desânimo com a vida.

Jon Morrow foi um dos destaques do bootcamp da AWAI, o evento de que participei nesta semana aqui na Flórida.

A AWAI pertence aos nossos sócios americanos da Agora e nasceu justamente para atender à demanda dos assinantes das publicadoras do grupo, interessados nas técnicas de marketing e conversão digital do grupo.

A Agora e a AWAI são referências em copywriting, a técnica de redação comercial que viabilizou a venda de infoprodutos na internet.

Não é mais novidade que o mundo digital possibilita oportunidades incríveis de negócios. E o mais formidável é que tamanho não importa nesse jogo. Assim como a Amazon e a Netflix, qualquer um, até mesmo um portador de AME, pode empreender e ganhar dinheiro, muitas vezes sem sair de casa.

Durante o programa, encontrei donas de casa, estudantes, profissionais liberais e estudantes, todos interessados em aprender como fazer da internet uma plataforma para gerar negócios.

Pode ser um blog, uma loja virtual, um trabalho freelancer. Há incontáveis formatos disponíveis. As empresas da Acta, com seu meio milhão de assinantes pagantes, são um exemplo do espetacular potencial de negócios da comunicação digital.

Nada mais natural, então, que a Acta e a própria Empiricus sejam agentes em aproximar seus assinantes brasileiros de técnicas e conteúdos aos quais tive acesso ao longo desta semana.

Nos próximos meses, vamos começar a desenvolver cursos e pacotes informativos. Queremos oferecer aos nossos leitores o que há de mais efetivo em comunicação e conversão digital.

Teremos novidades em breve. Enquanto isso, convido-o a acompanhar o perfil no Instagram do meu sócio Roberto Altenhofen, um dos maiores especialistas do Brasil em marketing digital.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.