Opinião

Caio Davidoff: A transformação dos meios de pagamento pela Inteligência Artificial

21 dez 2018, 17:52 - atualizado em 21 dez 2018, 17:52

Por Caio Davidoff, sócio fundador e CEO da Pagcom

Grandes bancos e redes de cartões de crédito já estão utilizando Inteligência Artificial (I.A.) para autenticação por meio de cartões ativados por impressão digital e selfies. Mas o potencial de aplicação dessa grande inovação tecnológica nos meios de pagamento vai muito além, e vem possibilitando a criação de tecnologias nunca antes imaginadas nesse segmento.

No pagamento online, por exemplo, o uso de message bots integrados aos aplicativos de mensagens mais usados pelos consumidores, como Facebook Messenger e WhatsApp, permitem a compra e o pagamento sem a necessidade de sair da página da conversa. Esse é um meio promissor, uma vez que o mercado estima que 3 bilhões de pessoas hoje utilizam aplicativos de mensagens no mundo. Desse total, um terço já usaria esses aplicativos para conectar-se com os comerciantes.

Serviços de meios de pagamento globais estão utilizando IA aliado ao Big Data para propor uma nova abordagem para as compras, relacionando dados de localização em tempo real, histórico de compras e contato para antever as necessidades dos clientes. Em situações em que as instituições financeiras tradicionais barrariam compras por suspeita de fraude – por exemplo, quando nos encontramos fora do país, fazendo compras em moeda estrangeira em horários que não estamos habituados – a junção dessas tecnologias permite entender o momento em que o consumidor se encontra, validar a transação e, em vez de atrapalhar sua jornada de compra, surpreendê-lo com agilidade e eficiência.

Há empresas que vem conseguindo usar o machine learning, um dos ramos da IA, para interpretar inclusive o estado emocional das pessoas. Em breve, esses sistemas vão possibilitar não só analisar quantos clientes estão na sua loja em determinada hora do dia e sua jornada de compra, mas também analisar automaticamente sua atitude em relação ao produto, serviço e o atendimento.

A popularização de assistentes de pagamento digitais promete um impacto bastante expressivo no Brasil. Por aqui as transações bancárias em canais digitais cresceram 30% em 2017 e o mobile banking, modalidade feita pelos smartphones, representa mais de um terço das operações bancárias realizadas no ano passado.

A pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, realizada pela Deloitte, indica que os investimentos em tecnologia feitos pelo setor somaram R$ 19,5 bilhões no país em 2017, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. O mercado só tende a crescer. E quem ganha é o consumidor. No cenário de 2019, a Inteligência Artificial passa a ser o acelerador dessa nova economia digital.

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