Caio Davidoff: A ascensão do Dia do Consumidor
Por Caio Davidoff, sócio fundador e CEO da Pagcom
No dia 15 de março, o Brasil comemora o Dia do Consumidor – uma data criada em 1962 pelo presidente norte-americano John F. Kennedy, e que vem ganhando cada vez mais popularidade na América Latina e junto ao público brasileiro. Pouco conhecido até pouco tempo atrás, o Dia do Consumidor, que já foi até apelidado pelo mercado de “Black Friday do primeiro semestre”, movimentou R$ 265 milhões no e-commerce em 2017, segundo dados da consultoria Ebit. E os dados indicam que o evento tem mesmo potencial para crescer ainda mais, e por algumas razões.
Para começar, a data é estratégica para o varejo. O Dia do consumidor fica estrategicamente entre o Carnaval e a Páscoa, período em que o varejo virtual precisa criar mais oportunidades de vendas. Quem se planejou para a data faturou.
No relatório do Dia do Consumidor de 2018, realizado pela Social Miner, ficou claro que lojas virtuais que investiram em campanhas de engajamento ao longo dos meses que antecederam o evento venderam mais na data. Prova disso foi que a maioria dos visitantes que finalizaram a compra no dia 15 de março (aproximadamente 60%) já tinha interagido com o site anteriormente.
Em segundo lugar, cada vez mais pessoas estão dispostas a comprar no Dia do Consumidor. De acordo com um estudo do Google, as buscas relacionadas à data praticamente dobraram de 2017 para 2018. Ao todo, cerca de 35 milhões de pessoas já conhecem a o Dia do Consumidor no Brasil. O levantamento mostra que apenas 30% dos brasileiros conheciam a data no início de 2018. Mas quando ela é explicada, 81% afirmam que desejam comprar no dia que celebra o consumidor. Um dos dados que comprovam o aumento na busca por compras é que os sites de varejo tiveram 10% mais visitas no Dia do Consumidor do que nas sete semanas que antecederam a data.
Para 2019, a expectativa é que mais vendas aconteçam no Dia do Consumidor. Especialistas preveem que, neste ano, o consumo das famílias deverá retornar ao patamar de 2014 – último ano de crescimento. A projeção, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é que o varejo tenha um aumento de 5,2% nas vendas em relação a 2018.
Diante desses fatos, investir nas categorias mais procuradas pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso nas vendas. Diferentemente da Black Friday, os alimentos foram os itens mais buscados no Google no Dia do Consumidor em 2018, quando a ferramenta registrou aumento de 65% nas buscas por alimentos em relação ao mesmo período do ano anterior.
Recentemente, o pessoal da Social Miner e da MindMiners também lançou uma pesquisa de intenção de compra para o Dia do Consumidor e revelou que 45,3% dos respondentes engajados com a data já estão acompanhando as ofertas. As categorias de produtos preferidas pelo público para a data são Moda e Acessórios, Eletrônicos e Beleza e Saúde, segundo o estudo.
O levantamento mostra ainda que 57% dos respondentes que pretendem comprar no Dia do Consumidor planejam investir mais de R$200,00 em compras em 2019 e, para pagar essa conta, os consumidores disseram preferir usar o cartão de crédito. Àqueles que ainda estão em dúvida sobre a escalada da data, vale lembrar que, no geral, metade das pessoas que a conhecem já afirmou que pretende aproveitar as ofertas do Dia do Consumidor.