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Cai o fluxo de clientes do setor de varejo em abril, diz XP

27 jun 2018, 10:01 - atualizado em 27 jun 2018, 10:06

Pesquisa realizada com 1.023 consumidores em todo o Brasil pela XP Investimentos para monitorar a frequência de visitas às varejistas – C&A, Hering, Marisa, Renner, Riachuelo, Pernambucanas e Zara –, mostrou que, em média, o fluxo de clientes caiu 6,2% em abril. O estudo analisa as lojas preferidas e motivadores, além do comportamento de compra e gasto com itens de vestuário.

A conversão de vendas, que é a medida da relação entre o total de consumidores que declaram terem visitado uma loja e aqueles que visitaram e efetivaram uma compra, também apresentou queda em todas as varejistas.

“Apesar do ‘fator fashion’ continuar apresentando forte relevância na escolha da loja preferida (31%), o crescimento das citações a preço (16%) e qualidade dos produtos (29%) demonstrou uma preocupação maior dos consumidores com o custo-benefício da compra, o que pode ser um reflexo das dificuldades financeiras pelas quais os brasileiros passam, ainda decorrentes da recente recessão econômica”, informa a XP Investimentos em relatório enviado aos clientes.

Quando perguntados sobre as intenções de gastos nos próximos 3 meses, a tendência de queda na intenção de reduzir os gastos com vestuário acelerou, atingindo 42% dos entrevistados, com uma queda de 7 pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2017.