Café: CNC vai participar de reunião sobre sustentabilidade na Alemanha
Representantes do Conselho Nacional do Café (CNC) vão embarcar para Berlim, na Alemanha, para participar de reunião do projeto “Diálogo sobre Sustentabilidade do Café”, que será realizada quinta e sexta-feira (4 e 5), na capital alemã. Conforme boletim do CNC, o encontro está sendo promovido para discutir a renda no setor cafeeiro, assim como definir ações de transparência e rastreabilidade do café produzido no mundo. Além disso, está proposta uma discussão sobre as crises climáticas e o impacto da cafeicultura no meio ambiente. A Alemanha é o segundo maior comprador de café do Brasil.
Entre para o Telegram do Money Times!
- Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Também deverá ser discutida na reunião a nova legislação aprovada recentemente pelo Parlamento Europeu, para combater o desmatamento, as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade. A lei obriga empresas da União Europeia (UE) a garantir que produtos vendidos no bloco não tenham causado desmatamento ou degradação de florestas. Os produtos cobertos pela legislação incluem gado bovino, cacau, café, óleo de palma, soja e madeira.
“A legislação aprovada pelo Parlamento Europeu, por falta total de conhecimento prático deverá ser observada em um prazo exequível e não com forma assoberbada, sem uma explicação de como deverá ser atendida na prática, sem comprometer a oferta de café dos países, afetando os pequenos produtores, principalmente, excluindo esses cafeicultores familiares do mercado por não terem tempo de uma adaptação às exigências e sem o reconhecimento de remuneração justa para gerar renda em sua atividade”, comentou o presidente do CNC, Silas Brasileiro.