AgroTimes

Café arábica sobe na ICE com queda de estoques e açúcar também avança

16 fev 2023, 19:29 - atualizado em 16 fev 2023, 19:29
café
O café arábica de maio fechou em alta de 3,25 centavos, ou 1,8%, a 1,8025 dólar por libra-peso, tendo atingido um pico de duas semanas na terça-feira (Imagem: REUTERS/Juan Carlos Ulate)

Os futuros do café arábica na ICE subiram quase 2% nesta quinta-feira, após dados sobre a queda dos estoques nos Estados Unidos, o maior consumidor mundial, enquanto os contratos de açúcar bruto também avançaram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Café

O café arábica de maio fechou em alta de 3,25 centavos, ou 1,8%, a 1,8025 dólar por libra-peso, tendo atingido um pico de duas semanas na terça-feira.

Operadores disseram que o café foi impulsionado pela queda dos estoques nos países consumidores e pelos prêmios físicos crescentes no maior produtor, o Brasil, que resultaram em compras esparsas dos exportadores e estão começando a reduzir os estoques certificados nas bolsas novamente.

Os cafés brasileiros mais baratos no momento são os estoques certificados, e os operadores esperam que os estoques caiam para zero nos próximos meses, deixando apenas hondurenhos velhos e outros tipos de café nos armazéns da bolsa.

O café robusta de maio subiu 23 dólares, ou 1,1%, para 2.072 dólares a tonelada.

Açúcar

O açúcar bruto de março subiu 0,07 centavo, ou 0,3%, a 21,45 centavos de dólar por libra-peso, tendo atingido um pico de seis anos de 21,89 centavos na semana passada.

O açúcar está ganhando suporte com o aperto de oferta no curto prazo, enquanto algumas preocupações estão surgindo de que fortes chuvas no maior produtor, o Brasil, se persistirem, interromperão a colheita e diluirão o teor de açúcar da cana.

O açúcar branco de maio subiu 1,60 dólar, ou 0,3%, para 567,60 dólares a tonelada.