Café arábica ganha 2% na semana, açúcar tem pouca variação
Os futuros do café arábica na ICE fecharam em alta nesta sexta-feira para encerrar a semana com um ganho de 2%, recuperando-se ligeiramente da fraqueza recente, enquanto o açúcar bruto também subiu na sessão, mas teve pouca alteração na semana.
Café
O café arábica de março fechou em alta de 0,2 centavo, ou 0,1%, a 1,548 dólar por libra-peso. O contrato ganhou 2% na semana após ter perdido quase 10% nas duas semanas anteriores.
O arábica está sob pressão este ano devido ao clima favorável da safra no Brasil, maior produtor, e ao aumento dos estoques certificados pela ICE.
O Rabobank disse, no entanto, que espera que o preço do arábica se recupere no próximo mês, com a expectativa de que os estoques certificados retomem sua tendência de baixa.
O banco notou que os diferenciais, ou prêmios, no mercado físico são muito altos, tornando os estoques da ICE a fonte de abastecimento mais barata e incentivando saques.
Contrariando a tendência em softs, o café robusta de março subiu 26 dólares, ou 1,4%, para 1.944 dólares a tonelada, tendo atingido seu ponto mais alto em 2 meses e meio, a 1.947 dólares.
A oferta de robusta do principal produtor, o Vietnã, foi afetada por uma safra menor e pelos feriados nacionais do Tet.
Açúcar
O açúcar bruto de março subiu 0,04 centavo, ou 0,2%, a 19,72 centavos de dólar por libra-peso. O contrato ficou basicamente estável na semana.
Operadores disseram que o mercado está tentando se consolidar em torno de 19,70 centavos com pouco interesse do produtor ou do usuário final nos níveis atuais.
O açúcar branco de março ficou quase estável em 546,40 dólares a tonelada.