AgroTimes

Café arábica avança na ICE; açúcar bruto fica quase estável

14 dez 2021, 18:57 - atualizado em 14 dez 2021, 18:57
Café
O café arábica para março subiu 0,2% para 2,3715 dólares por libra-peso (Imagem: Reuters/Jorge Silva)

Os contratos futuros do café na ICE aumentaram ligeiramente nesta terça-feira, enquanto os preços do açúcar bruto pouco mudaram, já que o mercado se consolida em torno dos níveis recentes e a atividade começa a cair antes do feriado de fim de ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Café

O café arábica para março subiu 0,2% para 2,3715 dólares por libra-peso.

Operadores disseram que a perspectiva para a safra do próximo ano no Brasil continua sendo o foco principal do mercado depois que a seca e a geada deste ano danificaram muitas árvores e prejudicaram as perspectivas de produção futura.

“Atualmente, a situação ainda é favorável para o desenvolvimento das lavouras, especialmente olhando para as chuvas cumulativas. No entanto, existem preocupações sobre o aborto de frutas devido às condições iniciais abaixo do ideal dos pés de café”, disse o analista do Rabobank Guilherme Morya.

O café robusta para março avançou 0,4% para 2.297 dólares a tonelada, com o mercado ainda sustentado pela queda nas exportações do maior produtor de robusta, Vietnã.

Nos primeiros 11 meses de 2021, o Vietnã exportou 1,4 milhão de toneladas de café, queda de 2,3% em relação ao ano anterior, disse a Alfândega do Vietnã em um comunicado.

Açúcar

O açúcar bruto para março encerrou com pouca alteração a 19,65 centavos de dólar por libra-peso, após apagar alguns ganhos no início da sessão.

A alta continuou a ser limitada pela perspectiva de uma recuperação nas exportações da Índia se os preços subirem significativamente.

Um painel da Organização Mundial do Comércio decidiu a favor do Brasil, Austrália e Guatemala na terça-feira em suas disputas comerciais com a Índia sobre subsídios ao açúcar e pediu a Nova Delhi que se conformasse com as regras globais.

Operadores disseram que havia oferta suficiente, embora pudesse haver um pequeno déficit global na temporada de 2021/22.

“Um provável déficit menor (de açúcar global) na temporada de 2021 não é um grande problema no contexto de estoque confortável”, disse Tobin Gorey, analista do Commonwealth Bank of Australia, em uma atualização trimestral.

O açúcar branco para março subiu 0,1% para 510,90 dólares a tonelada.