Cade aprova aquisição da Silat pela Gerdau; Ágora vê “sólido movimento estratégico”
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem (23) a aquisição da Siderúrgica Latino-Americana (Silat) pela Gerdau (GGBR3;GGBR4).
A Gerdau anunciou no fim do ano passado a compra da produtora de aços longos pelo valor de US$ 110,8 milhões. Na ocasião, a companhia disse que a operação está em linha com a estratégia de atender melhor os clientes no mercado brasileiro.
Localizada em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza (CE), a Silat tem capacidade instalada de 600 mil toneladas de laminação.
Movimento estratégico
A aprovação do Cade, embora já fosse um movimento esperado pela equipe de análise da Ágora Investimentos, foi vista como positiva. De acordo com os analistas Thiago Lofiego e José Cataldo, a Gerdau vai fortalecer sua posição no Nordeste com a nova empresa adquirida.
“A aquisição da Silat é, a nosso ver, um sólido movimento estratégico da Gerdau a uma avaliação razoável”, afirmaram. “Observamos que pode haver algumas sinergias comerciais/logísticas entre a Silat e o ativo existente da Gerdau no Ceará“.
A operação ainda cria oportunidades à Gerdau, que deve se beneficiar da retomada da atividade de construção na região.