Cade

Cade analisa aquisição de campos da Petrobras pela BW Energy Maromba o Brasil

20 jul 2022, 17:52 - atualizado em 20 jul 2022, 17:52
Plataforma da Petrobras na Bacia de Santos, litoral do Rio de Janeiro
(Imagem: Reuters/Pilar Olivares)

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) divulgou nesta quarta-feira (20) que irá analisar a aquisição, pela BW Energy Maromba do Brasil, de 100% de participação nos campos de Golfinho e Canapu, 65% de participação no bloco BM-ES-23 e 100% de participação nos campos de Camarupim e Camarupim Norte (Cluster Camarupim), todos detidos pela Petrobrás.

A operação prevê, ainda, a compra da unidade flutuante de armazenamento e transferência (FPSO, sigla em inglês) Cidade Vitória, detida pela Saipem. Todos os campos estão localizados na Bacia do Espírito Santo e possuem a Petrobrás como concessionária.

A declaração de comercialidade do campo Golfinho ocorreu em janeiro de 2004 e, a partir de 2006, foi iniciada sua produção pela estatal. O Campo Canapu, por sua vez, teve sua produção iniciada em 2010. Já o campo Cluster Camarupim teve sua produção iniciada em 2009. Faz parte da operação também a FPSO Cidade Vitória, da Saipem, que está em operação nos campos de Golfinho e Canapu e atualmente é afretado para a Petrobras.

A BW Energy Brasil é uma subsidiária da BW Energy Limited, uma empresa sediada em Oslo, Noruega, que atua na exploração e produção de campos de petróleo e gás natural. No Brasil, a atuação da BW Energy é focada na exploração do Campo Maromba, localizado na Bacia de Campos (RJ), no qual possui 100% de participação. Já o Grupo Saipem atua principalmente nos setores de engenharia e construção offshore e onshore.

Conforme a legislação, a análise concorrencial de atos de concentração deve ser concluída em até 240 dias. Esse prazo legal pode ser ampliado por mais 90 dias, mediante decisão fundamentada do Tribunal Administrativo do Cade, ou por 60 dias a pedido de advogados das partes.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
matheus.caselato@moneytimes.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Leia mais sobre: