Cachaça por cerveja: a aposta da Ambev (ABEV3)
A Ambev (ABEV3) reportou números positivos no segundo trimestre de 2022, o que, para o Bank of America (BofA), é resultado do melhor portfólio, inovação e estratégia de precificação assertiva.
Após encontro com o CEO e CFO da Ambev, o banco destaca que a administração está otimista em relação ao mercado de cervejas no Brasil, pois a recuperação do volume (de uma base muito baixa) tem importantes componentes estruturais.
O BofA destaca ainda que o público jovem está se engajando na categoria e trocando a cachaça por cerveja, fator positivo para a Ambev. Entretanto, os analistas se mantêm neutro em relação à ABEV3.
Embora o faturamento reportado pela empresa tenha sido uma surpresa positiva, o BofA destaca que os volumes devem ser voláteis no segundo semestre de 2022, a recuperação da margem em 2023 é limitada e as ações estão sendo negociadas a 19x P/E em 2023E, semelhante aos níveis históricos.
De volta aos bares
O BofA destaca que um dos focos da Ambev durante a pandemia foi evitar a saída do consumidor da categoria cerveja e, ao mesmo tempo, ajustar o posicionamento de preço das garrafas de vidro retornáveis no canal on-trade.
“Como resultado, as vendas das garrafas de 600ml estão acima dos níveis pré-pandemia. Além disso, os consumidores estão encontrando um sortimento mais rico em bares e restaurantes, com garrafas de 600ml de Budweiser, Spaten e Brahma Duplo Malte, em vez de apenas Brahma, Skol e Antarctica (marcas tradicionais)”, diz o banco.
Ampliação das ocasiões de consumo
Os serviços com Zé Delivery e BEES (plataforma de venda digital) permitiu à Ambev atingir diferentes ocasiões de consumo, alavancar ativos logísticos e ter uma gestão de receita mais eficiente, aponta o BofA.
“Os volumes de bebidas não alcoólicas foram beneficiados pelo cross-sell, enquanto o Zé Delivery deve ser o aplicativo oficial de entrega durante a Copa do Mundo. Além disso, a empresa agora tem oportunidades de economia de despesas gerais e administrativas devido a uma estrutura mais enxuta”, diz.
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.
?Money Times é Top 8 em Investimentos!?
Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!