Bye bye emergentes? Fluxo no mercado acionário do Japão quase triplica em abril
Dados divulgados pelo ministério da Economia do Japão nesta quinta-feira (25) indicam alta do fluxo de investimento para a terceira maior economia do mundo.
Os dados excluem as aquisições e operações do BoJ (Bank of Japan). Números positivos apontam para venda de ativos externos por residentes e fluxo entrante no país asiático. Por sua vez, fluxo negativo indica processo reverso.
O investimento em títulos somou ¥ 1.170 bilhão em abril, alta de 95,4% em relação ao fluxo de março. Por sua vez, o fluxo de entrada em ações quase triplicou, ao avançar cerca de 270% na passagem mensal, para ¥ 1.426,6 bilhão.
Flight to quality
O excesso de liquidez no sistema financeiro e a procura por ativos de maior qualidade e segurança institucional, em países menos conturbados politicamente, explica em parte o fluxo positivo em direção ao território japonês.
A despeito da tendência de fluxo aos emergentes, pela atrativa taxa de câmbio e permanência dos fundamentos de longo prazo, a alta volatilidade provocada por choques externos, como políticos, trazem ceticismo aos investidores institucionais.
Confira abaixo dados oficiais do ministério da Economia: