Empresas

BYD inicia construção de fábrica: ‘Queremos transformar este lugar em um Vale do Silício’

09 out 2023, 16:12 - atualizado em 09 out 2023, 16:12
byd fábrica bahia
BYD inicia construção de sua fábrica de carros eletrificados em Camaçari, na Bahia (Imagem: REUTERS/Alberto Alerigi Jr.)

A montadora BYD deu início oficial à construção de sua fábrica de carros eletrificados em Camaçari, na Bahia, nesta segunda-feira (9). A ideia da empresa chinesa é fazer da área o “Vale do Silício” brasileiro.

Em agosto, a fábrica Polo Automotivo de Camaçari, que antes era da Ford, foi vendida para a BYD, que iniciará a sua produção com investimento de R$ 3 bilhões para os próximos anos.

“Escolhemos Camaçari porque queremos transformar este lugar em um Vale do Silício”, disse Wang. “Vamos instalar um centro de pesquisa e desenvolvimento nesta cidade e desenvolver novas soluções para a transição verde”, acrescentou o executivo durante a cerimônia da pedra fundamental da fábrica.

Estava presente no evento o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O segmento de carros eletrificados (que inclui híbridos) vendeu cerca de 8.500 veículos em setembro no país, atrás apenas de agosto, quando foram comercializados por volta de 9.400 unidades, segundo dados da associação de montadoras, Anfavea. No acumulado do ano até o mês passado, o volume vendido soma quase 57.500 veículos, crescimento de cerca de 68% sobre um ano antes.

Isenção de IPVA

No evento, ainda, Jerônimo Rodrigues, anunciou que seu governo encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado proposta para isenção de cobrança de IPVA sobre veículos elétricos que custarem até R$ 300 mil. A proposta também inclui fixar em 2,5% o IPVA do veículos que custarem acima disso.

*Com informações da Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar