Enquanto Burger King tenta vender hambúrguer de plantas, concorrência cresce
As ações do Burger King (BKBR3) têm sido afetadas pelos efeitos de uma concorrência maior, aponta o Itaú BBA em um relatório enviado a clientes nesta quarta-feira (13).
O banco cortou o preço-alvo para o final de 2020 de R$ 27 para R$ 23 com o objetivo de refletir os resultados mais fracos do que o esperado. O potencial de valorização é de 38%, o que ainda mantém a recomendação de compra.
“Embora o momentum de receitas no curto prazo deva provavelmente permanecer difícil, ainda acreditamos a empresa ainda tem potencial para apresentar taxas de crescimento robustas no médio prazo”, aponta a análise
Concorrência acirrada
O lucro da rede de lanchonetes, que no Brasil também lançou a rede Popeyes, caiu 61,6% no terceiro trimestre de 2019, a R$ 5,4 milhões, em relação ao ano anterior.
A empresa, em seu balanço, admitiu que os números foram afetados por uma “pressão na margem bruta devido ao ambiente econômico e maior concorrência”.
O indicador caiu de 62,6% para 61,7%. As vendas mesmas lojas (abertas há no mínimo 13 meses) cresceram 4%, o que representa uma desaceleração em comparação aos 9,2% vistos um ano antes.
Outro ponto que tende a agir contra os números do BK no Brasil é a projeção de preços mais altos para os insumos de proteínas ano que vem. O Itaú BBA revisou em 7% as estimativas de custos para 2020.
Atenções divididas
Apesar de ter lançado a novidade Rebel Whopper, o primeiro hambúrguer feito 100% a base de plantas lançado por uma grande rede de fast-food no país, ainda não foram divulgados dados específicos sobre o sanduíche.
Os custos de marketing, contudo, já têm crescido. Ao lado do início das operações da Popeyes, que contou com a abertura de 6 unidades no trimestre para um total de 23, as despesas com vendas subiram 1,1 ponto percentual, a 47,8% da receita operacional líquida.
A empresa explica que os gastos aumentaram por maiores recursos destinados com serviços de terceiros devido ao crescimento de vendas em canais digitais, maiores despesas de serviços em função de reajustes acima da inflação e pelas despesas pré-operacionais com a abertura de restaurantes Popeyes.
A estratégia da Popeyes no Brasil tem sido a de lojas próprias, ao contrário da vista na marca Burger King. Das 817 unidades no país, 648 são próprias e 169 de franqueados.