Burger King tem prejuízo de R$ 97,3 milhões no 4º trimestre
O Burger King Brasil (BKBR3) teve prejuízo líquido de R$ 97,3 milhões no quarto trimestre do ano passado, de acordo com o relatório divulgado pela companhia nesta quinta-feira (25). No mesmo período de 2019, a rede de restaurantes reportou lucro de R$ 41,3 milhões.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado teve queda de 57,9% no comparativo anual, totalizando R$ 72,1 milhões. De acordo com o Burger King, o resultado se deve à desalavancagem operacional gerada pelo indicador SSS (Vendas Mesmas Lojas) negativo no período. Soma-se a isso o crescimento das vendas na modalidade delivery, o que levou à compressão das margens.
A receita líquida da empresa recuou 3,7% e totalizou R$ 774 milhões.
As despesas gerais e administrativas, excluindo depreciação e amortização, atingiram 7,6% da receita no trimestre, aumento de 360 pontos-base em relação aos últimos três meses de 2019.
“Com a recuperação dos indicadores operacionais no quarto trimestre e à proximidade de 2021, a companhia optou por antecipar alguns movimentos importantes em relação à sua estrutura de tecnologia, contando inclusive com serviços prestados de consultoria e desenvolvimento de softwares que nos ajudarão no decorrer do próximo ano”, explicou o Burger King.
Houve ainda impactos one off de R$ 6 milhões no resultado e efeito não recorrente da baixa de ativos relacionados aos fechamentos de restaurantes que totalizaram aproximadamente R$ 12 milhões.
Ao fim do trimestre, a companhia somava 905 restaurantes, sendo 861 da marca Burger King e 44 da marca Popeyes. Houve abertura líquida de cinco lojas (13 aberturas e 8 fechamentos).