BusinessTimes

Burger King lançará hambúrguer vegetariano da Marfrig no Brasil em novembro

03 set 2019, 16:56 - atualizado em 03 set 2019, 16:56
Burger King
O novo hambúrguer, que tem uma receita exclusiva, será produzido pela Marfrig em parceria com norte-americana Archer Daniels Midland (Imagem: REUTERS/Vasily Fedosenko)

O Burger King (BKBR3) lançará um hambúrguer à base de vegetais que simula carne chamado “Rebel Whopper” no Brasil em novembro, informou a empresa nesta terça-feira, em meio a uma corrida internacional para que as redes de fast food atendam ao público vegetariano e vegano.

O Burger King venderá o hambúrguer vegetariano desenvolvido pela Marfrig por 29,90 reais no país, disseram representantes das duas empresas em uma coletiva de imprensa em São Paulo.

O novo hambúrguer, que tem uma receita exclusiva, será produzido pela Marfrig em parceria com norte-americana Archer Daniels Midland.

O lançamento de produtos à base de vegetais ocorre em meio a preocupações crescentes dos consumidores com a saúde, o meio ambiente e até o bem-estar animal, levando empresas a se adaptarem aos hábitos de consumidores que desejam comer menos carne.

A tendência originou startups de alternativas para carne, como as produtoras Beyond Meat e a Impossible Foods nos Estados Unidos. Aos poucos, frigoríficos tradicionais do Brasil como Marfrig e JBS começam a se adaptar a esta nova realidade de mercado.

Representantes da Marfrig e Burger King não quiseram comentar sobre volumes de produção ou expectativa de vendas do novo hambúrguer, que contém soja e outros ingredientes à base de vegetais.

O Burger King, de propriedade da brasileira 3G Capital por meio de sua participação majoritária na Restaurant Brands International, lançará o hambúrguer na cidade de São Paulo em 10 de setembro, expandindo-se para o restante do estado e o Rio de Janeiro em outubro.

A rede constatou em uma pesquisa que 69% dos consumidores brasileiros provavelmente comprariam um hambúrguer à base de vegetais se oferecido no Burger King, o maior percentual do mundo aferido pela pesquisa. Na China, que ficou em segundo lugar neste quesito da sondagem, 41% das pessoas responderam o mesmo, disse o presidente-executivo da empresa no Brasil, Iuri Miranda.

Ele estimou que o mercado brasileiro de fast food vale 400 bilhões de reais.

Os executivos do Burger King e da Marfrig se recusaram a comentar os detalhes ou a duração do contrato, que prevê exclusividade para fornecimento do novo hambúrguer da Marfrig nos restaurantes da rede de fast food no Brasil.

O presidente-executivo da Marfrig para a América do Sul, Miguel Gularte, disse que a empresa está desenvolvendo outros produtos à base de vegetais que podem ser vendidos em supermercados, mas eles não usarão as mesmas receitas que os hambúrgueres do Burger King.