Bancos

Bullard, do Fed, espera continuidade da recuperação econômica à medida que as vacinas são distribuídas

07 jan 2021, 14:43 - atualizado em 07 jan 2021, 14:43
James Bullard
“A chegada antecipada de vacinas sugere que a pandemia global diminuirá durante o primeiro semestre de 2021”, disse Bullard (Imagem: REUTERS/Edgar Su)

O presidente do Federal Reserve de St. Louis, James Bullard, afirmou nesta quinta-feira esperar que a recuperação econômica dos Estados Unidos continue neste ano, sustentada por um apoio monetário e fiscal maciço e pela distribuição de vacinas contra o coronavírus.

“A chegada antecipada de vacinas sugere que a pandemia global diminuirá durante o primeiro semestre de 2021”, disse Bullard em comentários preparados para entrega à Câmara Regional de Little Rock, em Arkansas.

Embora ainda permaneça algum risco negativo, acrescentou ele, “os recursos agregados disponíveis para financiar o consumo continuam excepcionalmente altos, sugerindo uma recuperação contínua no primeiro semestre de 2021”.

A avaliação otimista reflete a visão de longa data de Bullard de que a economia se adaptou melhor do que o esperado ao impacto da pandemia, que piorou nos últimos meses.

Os formuladores de política monetária do Fed sinalizaram que esperam manter a política monetária acomodatícia por anos, a fim de alimentar a recuperação e fazer com que a inflação atinja a meta de 2% do banco central dos EUA.

Os apoios fiscal e monetário têm sido “excepcionalmente eficazes” e, de fato, são calibrados para um choque ainda maior do que o que ocorreu, disse Bullard.

“Como resultado, a recuperação do mercado de trabalho dos EUA está quatro anos à frente de onde estava após a recessão de 2007-2009”, disse ele, acrescentando que as expectativas de inflação também estão subindo.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar