ImóvelTimes

BTLG11 reina entre as indicações de 17 analistas em dezembro; veja outros fundos imobiliários para ter na carteira

07 dez 2024, 12:00 - atualizado em 06 dez 2024, 16:15
fiis - carteira recomendada consolidada
Novembro estendeu para mais um mês o desempenho negativo do Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX). (Imagem: Getty Images/ Canva Pro)

O pódio de fundo imobiliário desta vez não ficou dividido. Segundo levantamento do Money Times, o BTG Pactual Logística (BTLG11) foi o fundo mais citado entre as 16 carteiras de bancos, corretoras e casas de análises apuradas. Foram onze indicações.

O segundo lugar ficou dividido entre com o XP Malls (XPML11) e o Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11), com nove recomendações. 

A seleção, no entanto, segue muito parecida com a do levantamento de novembro.

Novembro estendeu para mais um mês o desempenho negativo do Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX), sendo a terceira baixa consecutiva, com recuo de 2,11%.

O penúltimo mês do ano foi marcado por diversos eventos e dados. Nos primeiros dias, o investidor acompanhou a vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas e mais cortes nos juros dos EUA, enquanto por aqui tivemos uma alta de 0,50 ponto percentual e o anúncio das medidas fiscais.

Com isso, Flávio Pires, analista que assina o relatório do Santander, destacou que o desempenho negativo do índice foi influenciado pela alta na Selic, inflação desancorada, uma curva de juros elevada e uma aversão do mercado com o quadro fiscal.

“Contudo, observamos nesse mesmo cenário uma oportunidade para ‘surfar’ os rendimentos dos FIIs com portfólios mais resilientes e capturar potencial ganho de capital no médio/longo prazos”, avalia.

Os analistas Felipe Miranda e Caio Nabuco de Araújo, da Empiricus Research, também destacam as principais oportunidades da classe de ativos.

“Nos fundos de crédito, encontramos um indicador P/VP [Preço sobre Valor Patrimonial] na mínima dos últimos cinco anos, quando consideramos os 15 principais FIIs de papel presentes no Ifix”, apontam.

Para outros tipo de fundos imobiliários, como o de tijolos, o Itaú BBA avalia que a perspectiva de juros mais altos por mais tempo costuma ser prejudicial para a classe, mas que os resultados operacionais dos fundos seguem positivos, com queda de vacância e aumento nos preços dos aluguéis.

Portanto, a analista Larissa Gatti Nappo segue com a perspectiva de que o momento pode ser favorável para o início de uma montagem de posição para o longo prazo, comprando fundos de boa qualidade que operam com descontos relevantes no momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os FIIs mais recomendados

Ticker Fundo Imobiliários Indicações
BTLG11 BTG Pactual Logística 11
KNCR11 Kinea Rendimentos Imobiliários 9
XPML11 XP Malls 9
BRCO11 Bresco Logística 7
RBRR11 RBR Rendimento High Grade 7
TRXF11 TRX Real Estate 6
GARE11 Guardian Real Estate (ex-GALG11) 6
PVBI11 VBI Prime Properties 5
RBRF11 RBR Alpha Multiestratégia Real Estate 5

O levantamento levou em consideração as carteiras recomendadas de 16 bancos, corretoras e casas de análises. Entre eles: BB Investimentos, BTG Pactual, CM Capital, Empiricus Research, Itaú BBA, MyCap, RB Investimentos, Rico, SantanderToro, XP Investimentos, AndBank, Pagbank, Daycoval, Monte Bravo e EQI. Foram citados ao menos uma vez 69 fundos, sendo um total de 175 recomendações.

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.