ImóvelTimes

BTLG11, KNCR11 e XPML11: Qual o fundo imobiliário vencedor para janeiro entre 16 analistas?

06 jan 2025, 16:32 - atualizado em 06 jan 2025, 16:32
carteira recomenda fiis
(Imagem: Pixabay/ LisaMus)

Na corrida pelo primeiro lugar, um único fundo imobiliário levou a vitória. Segundo levantamento do Money Times, BTG Pactual Logística (BTLG11) foi o FII mais citado entre as 16 carteiras de bancos, corretoras e casas de análises apuradas. Foram doze indicações, isolado no topo.

Nem mesmo o segmento preferido dos analistas para o momento difícil que o setor enfrenta foi páreo para o fundo do BTG. Em segundo lugar, a Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11) apareceu em segundo lugar com nove indicações.

O terceiro lugar ficou com o XP Malls (XPML11), com oito recomendações. 

A seleção, no entanto, segue muito parecida com a do levantamento de dezembro, quando os mesmo FIIs disputaram o “top 3”.

O ano de 2024 para o Ifix

Dezembro estendeu para mais um mês o desempenho negativo do Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX), sendo a quarta baixa consecutiva, com recuo de 0,67%.

Em 2024, o mercado de fundos imobiliários sofreu com a mudança drástica do cenário macroeconômico e perdeu seu brilho. Se em abril o IFIX chegou a registrar a sua máxima histórica, hoje finaliza o ano com uma queda acumulada de 5,89%.

De acordo com os analistas Felipe Miranda e Caio Nabuco de Araújo, o desempenho negativo do índice durante o ano é resultado de uma aversão ao risco causada principalmente pelas atualizações da trajetória fiscal que ficam, ao longo ano, cada vez mais preocupantes.

“Apesar do cenário incerto, é preciso citar que as cotas dos FIIs apresentam elevados descontos atualmente. Conforme esperado, o mercado antecipou parte dos riscos esperados para 2025 na atual precificação dos ativos”, avaliaram os analistas.

Para os analistas do BTG Pactual, a estimativa é de que a Selic deve continuar sua trajetória de alta e ultrapassar os 14% ao ano no segundo semestre de 2025, caso o governo não implemente medidas fiscais mais robustas.

“Sem um controle efetivo das despesas obrigatórias e a aprovação de reformas fiscais estruturais, o Brasil tende a apresentar um cenário desafiador para os ativos de renda variável ao longo de 2025”, avaliara.

Os FIIs mais recomendados

Ticker Fundo Imobiliários Indicações
BTLG11 BTG Pactual Logística 12
KNCR11 Kinea Rendimentos Imobiliários 9
XPML11 XP Malls 8
BRCO11 Bresco Logística 8
RBRR11 RBR Rendimento High Grade 7
GARE11 Guardian Real Estate (ex-GALG11) 6
GARE11 Guardian Real Estate (ex-GALG11) 6
TRXF11 TRX Real Estate 5
LVBI11 VBI Logística 5

O levantamento levou em consideração as carteiras recomendadas de 16 bancos, corretoras e casas de análises. Entre eles: BB InvestimentosBTG Pactual, Empiricus Research, Genial, Itaú BBA, Nova Futura, RB InvestimentosRicoSantander, Terra, ToroXP InvestimentosAndBankPagbankDaycoval e EQI. Foram citados ao menos uma vez 30 fundos, sendo um total de 171 recomendações.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar