BTG vê Via Varejo “no jogo”, mas com cenário desafiador; novo preço-alvo de R$ 25
Por Investing.com – Em relatório divulgado nesta quarta-feira, o BTG Pactual (BPAC11) reiterou a recomendação Neutra para as ações da Via Varejo (VVAR11), com um novo preço-alvo de R$ 25,00. Para os analistas, apesar das novas iniciativas da companhia, a concorrência com Magazine Luiza (MGLU3), B2W (BTOW3) e Mercado Livre ainda representam riscos ao futuro da empresa.
As ações operam com queda de 0,56% a R$ 15,90.
No documento, o banco destaca que depois de enfrentar em 2015-16 um cenário macroeconômico em deterioração e as grandes mudanças em sua divisão online, a companhia implementou uma reviravolta no ano passado, ajudada por uma melhor macro e execução, incluindo uma estratégia de preços mais racional no canal online e iniciativas para construir um canal omnicanal, focado em melhorar a experiência dos consumidores (e vendedores) em sua plataforma.
Para os analistas, a Via Varejo está em um ritmo acelerado para acompanhar os líderes de mercado no setor on-line, apesar de estar no meio de um processo de desinvestimento por parte de seu acionista controlador (CBD), o que aumenta os riscos de execução. Eles destacam que é cedo para dizer que pode ser um futuro positivo, se beneficiando do crescimento secular do comércio eletrônico, especialmente considerando os problemas com a integração de suas plataformas. Apesar disso, a avaliação é que VVAR não está fora do jogo.
Outro ponto ressalto é que para construir um banco de dados único, a VVAR lançou a Via Única, mapeando toda a base de clientes em ambos os canais e desenvolvendo uma solução de Big Data para suportar sua estratégia de crescimento.
Com a Via Única, a companhia planeja otimizar os investimentos de marketing usando o modelo Next Best Offer. No 2T18, lançou a Via +, unificando todas as ferramentas desenvolvidas nos últimos meses (modelo de remuneração, Via Única/CRM, variedade Omnichannel) em uma plataforma única, mais simplificada e intuitiva, revisando sistemas, processos e cultura (pilar fundamental para o sucesso da estratégia). Na opinião do BTG, como integração não acabou, ainda corre riscos de execução.
No início de setembro, a Via Varejo anunciou um acordo para comprar até 80% da Airfox, uma startup de tecnologia incubada no Laboratório de Inovação de Harvard. A AirFox desenvolverá uma solução de PDV móvel que permitirá aos clientes autenticar e digitalizar faturas, efetuar pagamentos diretamente por meio de um aplicativo móvel, pagar contas, recarregar telefones celulares e realizar transações P2P. No mesmo mês, assinou um contrato exclusivo de três anos com a Getnet para oferecer uma plataforma de serviços financeiros (por exemplo, descontando recebíveis) aos vendedores em sua divisão de mercado.