Varejo

BTG Pactual prevê vida mais difícil para o Carrefour Brasil nos próximos meses

07 nov 2019, 11:50 - atualizado em 07 nov 2019, 17:31
Sem trégua: concorrência maior no setor de atacarejo tornará a vida do Carrefour Brasil mais difícil, estima BTG Pactual (Imagem: Marlene Awaad/ Bloomberg)

Em relatório divulgado na manhã desta quinta-feira (07), o BTG Pactual elogiou o desempenho do Carrefour Brasil no terceiro trimestre, mas destacou que o cenário será mais difícil para a varejista nos próximos meses. Se, por um lado, o cenário macroeconômico tende a melhorar, com a gradual retomada do crescimento e as reformas promovidas pelo governo, por outro, o próprio setor varejista deve dificultar a vida dos franceses no Brasil.

O BTG Pactual espera um bom desempenho da divisão de alimentos do Carrefour no quarto trimestre, impulsionado pela retomada da economia. Para o banco, isso deve melhorar tanto as receitas, quanto a margem da companhia. Do lado negativo, o Carrefour deve ser mais pressionado pelo aumento da concorrência no segmento de cash-and-carry, conhecido no Brasil como atacarejo, no qual a varejista atua com a bandeira Atacadão. A empresa também deve sofrer maior concorrência do varejo eletrônico.

Os analistas observam que a maior disputa por esse mercado já foi sentida nos números do Atacadão no terceiro trimestre. Enquanto a margem bruta da divisão geral de varejo do Carrefour subiu 84 pontos-base na comparação com o mesmo período do ano passado, a do Atacadão recuou 36 pontos-base, para 15,1%.