BTG Pactual (BPAC11) se compromete a adquirir o controle acionário do Banco Nacional
O BTG Pactual (BPAC11) informou ao mercado que se comprometeu a adquirir o controle acionário do Banco Nacional, que passa por um processo de liquidação extrajudicial junto com suas subsidiárias desde 1996. O valor da transação não foi informado.
A negociação entre os bancos já tinha sido informada, em novembro de 2023, no mesmo momento em que o Banco Nacional aprovou em assembleia o aumento de capital de R$ 1,443 bilhões.
- Receba uma recomendação de investimento POR DIA direto no seu e-mail, sem enrolação. Clique AQUI para fazer parte do grupo VIP “Mercado em 5 Minutos”.
Conforme comunicado enviado ao mercado nesta sexta-feira (31), o BTG explica que a operação faz parte da estratégia deles, que tem como objetivo a recuperação de carteiras de créditos inadimplidos e compra de ativos financeiros alternativos.
O banco tem se especializado neste tipo de operação com a área de Special Situations, em que compram carteiras de rivais que quebram, como fizeram com o Banco Econômico, Bamerindus e BVA.
O BTG informa ainda que o fechamento do negócio está condicionado à verificação de determinadas condições:
(i) a cessação do regime de liquidação extrajudicial do BNSA, que será possibilitada pela liquidação ou saneamento de seus passivos financeiros; e
(ii) a obtenção de todas as aprovações regulatórias necessárias, inclusive do Banco Central do Brasil e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE)