Empresas

BTG Pactual (BPAC11) apresenta OPA por ações do Banco Nacional; confira

14 set 2024, 11:43 - atualizado em 14 set 2024, 11:43
BTG Pactual
O BTG Pactual apresentou à CVM pedido de registro de OPA por ações do Banco Nacional (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

O Banco Nacional, em comunicado enviado ao mercado na sexta-feira (13), informou que seu acionista controlador, o BTG Pactual (BPAC11), apresentou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pedido de registro de oferta pública de aquisição de ações (OPA) em circulação de emissão da companhia.

O preço pelas ações preferenciais e ordinárias do Nacional na OPA foi definido em R$ 50,97 por lote de 1.000 papeis, podendo ser acrescido por montante complementar dependendo do atingimento de determinadas condições, segundo os termos da oferta.

O Banco Nacional não informou no fato relevante o volume de ações que será alvo da oferta.

  • Ação que se beneficia de alta da Selic, está barata e paga bons dividendos é recomendação de analistas para setembro; veja qual é

No fim de maio, o BTG se comprometeu a adquirir o controle acionário do Banco Nacional, que passa por um processo de liquidação extrajudicial junto com suas subsidiárias desde 1996. O valor da transação não foi informado.

Segundo o BTG, a operação faz parte da estratégia deles, que tem como objetivo a recuperação de carteiras de créditos inadimplidos e compra de ativos financeiros alternativos.

O banco tem se especializado neste tipo de operação com a área de Special Situations, em que compram carteiras de rivais que quebram, como fizeram com o Banco Econômico, Bamerindus e BVA.

A negociação entre os bancos já tinha sido informada, em novembro de 2023, no mesmo momento em que o Banco Nacional aprovou em assembleia o aumento de capital de R$ 1,443 bilhões.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Leia mais sobre: