Criptomoedas

BRZ, primeira criptomoeda com paridade em reais, está disponível para negociação

16 jul 2019, 17:39 - atualizado em 16 jul 2019, 17:39
A criptomoeda faz uso da tecnologia blockhain na rede Ethereum, o que promete tornar o processo de envio e o recebimento de tokens denominados em Reais mais seguro e instantâneo (Imagem: Pixabay)

Os brasileiros que investem em criptoativos agora contam com mais um recurso para acessar centenas de moedas e tokens digitais. O BRZ (Brazilian Digital Token), primeira criptomoeda estável denominada em Reais, já está disponível para negociação.

De baixo custo e sem risco de perda de valor na aquisição, o BRZ permite que o investidor negocie diferentes ativos digitais, como Bitcoin e Ethereum, além de stablecoins, utilities e security tokens.

A criptomoeda faz uso da tecnologia blockhain na rede Ethereum, o que promete tornar o processo de envio e o recebimento de tokens denominados em Reais mais seguro e instantâneo.

“O BRZ vai permitir que os brasileiros explorem o mundo das criptomoedas sem as limitações de liquidez características do mercado nacional, usando a tecnologia blockchain como alternativa ao sistema financeiro tradicional”, diz Thiago Cesar, CEO da Transfero Swiss AG, criadora da criptomoeda.

Thiago Cesar, CEO da Transfero Swiss AG (Imagem: Divulgação)

Stablecoin

Ultimamente, o “stablecoin” – criptoativo que busca manter seu valor em relação a uma moeda fiduciária ou a um grupo de ativos –, tem ganhado destaque no mercado, justamente com o lançamento da moeda Libra, do Facebook.

Como a Libra, o BRZ tem um mecanismo próprio de ”colateralização”. Todas as unidades da moeda que estão em circulação possuem uma contrapartida em Reais.

Por ser uma stablecoin, o BRZ não possui rentabilidade, já que seu objetivo não é especular, mas aumentar o acesso e a eficiência de transações com outros ativos digitais sem se expor à volatilidade.

“O bitcoin acaba sendo um ativo mais usado para investimentos e consequentes movimentos de especulação, apresentando uma característica muito volátil. No BRZ, o emissor mantém uma reserva que pode ser auditada, o que demonstra que os tokens estão referenciados por um lastro denominado em Reais”, explica Carlos Russo, Head de Investimentos da Transfero Swiss AG.

Como token, o BRZ não precisou passar pela interferência na emissão ou no funcionamento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Onde comprar?

A criptomoeda pode ser comprada e vendida no Brasil com moeda nacional nas plataformas locais de criptoativos indicadas no website do token.

No exterior, o BRZ está disponível nas plataformas Bittrex, BitForex, ZBX e Simex.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.