Bruce Barbosa: Vulcabras – 2017, o ano da Olympikus
Por Bruce Barbosa, analista independente
Vulcabras (VULC3) divulgou belos resultados para o 4T17, acima do esperado pelo mercado.
Na comparação com o 4T16, receita líquida subindo +2%, Ebitda +25% e, os maravilhosos, lucros +234%. Nada mal.
Todo este crescimento de lucros veio de crescimento de margem bruta de 1,6% – quer dizer, utilizando suas fábricas a plena capacidade, VULC conseguiu cortar o custo de produção.
Maravilha, mas a companhia já começa com conversa de grandiosidade e se auto-declara “gestora de marcas” – eu não diria que Azaleia e Olympikus são marcas espetaculares, mas a Olympikus já é maior do Brasil (passou a Nike).
O volume de peças da Azaleia caiu drasticamente, mas a companhia ainda procura reestruturar a marca – o problema é o desenvolvimento de produtos.
Para fechar com chave de ouro, a companhia ainda conseguiu redução de despesas com vendas (-6%), marketing (-11%), administrativas (-14%).
Tudo isso deu para VULC um ROIC de 40% em 2017, uma enormidade se comparamos com os 18% de 2016 (que já seria muito bom) e os (baixos) 5% de 2015.
E, como não tem dívidas, ROIC ~ ROE.
Fazer calçados no Brasil é mesmo um negócio fabuloso (alguém interessado em montar uma calçadista por favor me ligue!).
Muito bom, e 2018 promete. Com a enorme vantagem da Nike (competição) estar tentando aumentar sua rentabilidade no Brasil. Oportunidade de ouro para a Olympikus dominar o espaço logo abaixo das marcas internacionais.
Você pode ter tudo isso a apenas 9x Ebitda e 14x lucros e ainda ganha uma possível melhora da Azaleia de graça (free option). Sem dúvida, VULC é uma ótima aposta no crescimento do consumo das Melhores Ações do Bruce.
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